[Dentista Responde #10] 4 Questões de Concurso Público Para Dentistas Resolvidas e Comentadas - O Concurso de 15 Mil Reais

O Instituto Federal de Santa Catarina estava disposto a pagar 15 mil reais mensais ao dentista aprovado
E ai, tudo bom com você?

Estou trazendo este email com questões de uma prova para cirurgião dentista  feita pelo Instituto Federal de Santa Catarina no ano de 2017 e que pagava cerca de 15 mil reais mensais para o candidato aprovado.

E, o mais interessante de tudo, é que apesar dos altos salários, as questões desta prova não eram supeeer difíceis e algumas eram inclusive bem tranquilas, perguntando quais eram os músculos da mastigação, por exemplo, quebrando o paradigma de que toda questão de concurso é complicada.

Aqui então, separei as 3 questões desta prova que achei interessante trazer para debate e, também uma questão bônus, do Arriba Dentista Premium que fala sobre a diferença entre lesões de cárie ativas e inativas.

Bons estudos!

Questão 1.
Cirurgião Dentista - Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) - 2017 - Questão 21:
Em relação à profilaxia antimicrobiana em Odontologia, marque (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas:

( ) em pacientes com história pregressa de endocardite bacteriana, o uso de profilaxia antibiótica é indicado.
( ) a raspagem subgengival é um procedimento que não necessita de profilaxia antibiótica.
( ) pequenas restaurações em resina composta são procedimentos indutores de endocardite bacteriana e por isso precisam de profilaxia antibiótica.
( ) a febre reumática prévia com disfunção valvar é uma condição de risco para o desenvolvimento de endocardite bacteriana, por isso é indicada a profilaxia antibiótica.
( ) em situações de baixo risco de endocardite bacterina, como na instrumentação intracanal, não está indicada a profilaxia antibiótica.

Marque a alternativa com a sequência CORRETA:
A) F, F, V, V, V
B) V, V, F, F, V
C) V, F, F, V, V
D) V, F, F, V, F
E) V, F, V, F, F
RESPOSTA:
Endocardite é uma doença bacteriana que afeta as válvulas cardiácas
Vários procedimentos odontológicos envolvem traumas e sangramentos, diante disto, com o grande número de bactérias presentes na boca, nós temos a possibilidade de alguns destes microorganismos atingirem a corrente sanguínea.

Estas bactérias ao entrar na corrente sanguínea de indivíduos saudáveis, não apresentam grande ameaça, visto que o sistema imune destas pessoas normalmente resolve a situação antes do aparecimento de qualquer problema.

Contudo, pacientes que já tiveram uma endocardite bacteriana prévia, ou que possuem doenças cardíacas congênitas ou válvulas cardíacas protéticas são considerados de alto risco para o desenvolvimento de endocardite bacteriana, quadro no se desenvolve uma infecção bacteriana no coração.

Diante disto, para prevenção da endocardite nestes pacientes de alto risco, é extremamente indicado o uso de uma profilaxia antibiótica, a qual deve ser feita com Amoxicilina 2g, 1 hora antes do procedimento odontológico, o que irá garantir a atuação do medicamento durante todo o procedimento clínico.

Vale ressaltar que para pacientes alérgicos às Penicilinas (a Amoxicilina é um derivado semi-sintético da Penicilina), outras opções que o dentista terá em mãos vão ser: A Clindamicina (600 mg, 1 hora antes), Cefalexina (2g, 1 hora antes) ou a Azitromicina (500 mg, 1 hora antes).

Quando realizados em pacientes de alto risco, procedimentos como as exodontias, cirurgias periodontais, raspagem, polimento e alisamento radicular, colocação de implantes e reimplantes dentais, cirurgia parendodôntica, colocação de fibras, tiras, matriz, bandas ortodônticas e preparo para próteses subgengivais, anestesia intraligamentar, vão exigir o uso de profilaxia antibiótico.

No entanto, tratamentos como restaurações com ou sem fio retrator, anestesias (exceto intraligamentar), obturação endodôntica, colocação de pinos intra-canais, colocação de dique de borracha, remoção de sutura, instalação e remoção de próteses, moldagens, registros intermaxilares, fluorterapia, tomadas radiográficas e ajustes ortodônticos não requerem a terapêutica antimicrobiana.

RESPOSTA CORRETA: Letra C

Questão 2.
Cirurgião Dentista - Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) - 2017 - Questão 26:
As resinas compostas são hoje os materiais mais utilizados nas restaurações dentárias. As resinas compostas __________________ são caracterizadas pelos altos valores de contração de polimerização, baixo módulo de elasticidade, alto coeficiente de expansão térmica e bom polimento superfície. As resinas compostas que melhor preenchem a lacuna são:

A) Nano-híbridas
B) Microparticuladas
C) Micro-híbridas
D) Condensáveis
E) Macroparticuladas
RESPOSTA:
.
Uma das primeiras resinas a serem lançadas no mercado odontológico, foi a de Macropartículas. Estas resinas possuiam uma resistência muito boa, sendo indicadas para restaurações de dentes posteriores, contudo, a sua lisura superfícial não era boa, o que causava um acúmulo grande de placa bacteriana.
 
A estética das resinas de Macropartículas também não era o seu ponto forte e, como a odontologia clama por estética, foram lançadas as resinas de Micropartículas, as quais possuiam uma lisura superficial e estética muito melhores, no entanto, isto veio em sacrifico da resistência.
 
Diante disto é indicado que as resinas de micropartículas não sejam utilizadas em áreas de incidência de forças mastigatórias, fazendo com que elas tenham utilidade em restaurações classe III, nas proximais de dentes anteriores.
 
RESPOSTA CORRETA: Letra B

Questão 3.
Cirurgião Dentista - Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) - 2017 - Questão 28:
Matheus tem 6 anos e pesa 30 kg e compareceu ao consultório com quadro clínico que necessitava a utilização de anestesia local para a realização do procedimento. O cirurgião dentista optou por fazer uso da articaína 4% com adrenalina 1:200.000. Considerando que a dosagem máxima desse anestésico é de 5mg/Kg, qual é o número máximo de tubetes que o dentista pode fazer uso?
 
A) 2 tubetes
B) 4 tubetes
C) 3 tubetes
D) 6 tubetes
E) 10 tubetes
 
RESPOSTA

Conhecer o cálculo de dose máxima anestésica é importante para qualquer dentista
Apesar de envolver matemática, esta questão é mais tranquila do que parece.
 
Assim, a dose máxima de anestésicos locais pode ser calculada através de 3 passos simples e práticos:
Passo 1: Calcular a quantidade de anestésico em mg presente em um tubete
Passo 2: Calcular a dose máxima em mg que o paciente pode receber
Passo 3: Calcular a dose máxima em tubetes que o paciente pode receber (resposta da questão)
 
Passo 1:
Como a nossa Articaína é 4%, nós teremos 40 mg de Articaína em 1 ml de solução anestésica. Cada tubete anestésico contém 1,8 ml de solução e para saber quantas mg de Articaína temos em um tubete, precisamos apenas fazer uma regra de três:
40 mg ---- 1 ml
  x mg ---- 1,8 ml
        x = 72 mg de Articaína em um tubete
 
Passo 2:
O nosso paciente possui 30 kg e a dose máxima de Articaína 4%, segundo a questão, é de 5 mg/kg.
Portanto a nossa dose máxima em mg é:
30 x 5 = 150 mg de Articaína  
 
Passo 3:
Como a dose máxima que o paciente pode receber é de 150 mg e cada tubete contém 72 mg, tudo que temos que fazer é uma divisão básica:
150 / 72 = Aproximadamente 2 tubetes anestésicos
 
RESPOSTA CORRETA: Letra A


QUESTÃO BÔNUS:
A questão abaixo foi retirada do Arriba Dentista Premium, o meu sistema de assinaturas, onde os assinantes possuem acesso semanal a uma prova de concurso resolvida em vídeo, post com questões resolvidas, tabelas resumidas e muito mais! Com certeza este material irá te ajudar MUITO a ser aprovado no seu primeiro concurso.


Para ter acesso a tudo isso, é só clicar no botão abaixo:


Questão 4.

Dentista - Universidade de Pernambuco - 2018 - Questão 23:
O método ideal para diagnóstico de lesões de cárie é aquele que diferencia as lesões cavitadas das não cavitadas e as ativas das inativas. Nesse sentido, o método visual/táctil é o único disponível. O diagnóstico por meio desse método é possível quando se observam as características clínicas das lesões inativas de esmalte e de dentina, as quais são, respectivamente:  
 
A) Lisas, brilhantes e polidas; lisas, brilhantes, endurecidas e escuras
B) Opacas, rugosas e porosas; amolecidas, lisas e amareladas
C) Brilhantes e endurecidas; polidas, endurecidas e opacas
D) Endurecidas e lisas; escuras, endurecidas, amareladas e polidas

RESPOSTA:

Cárie inativa de esmalte - seta preta / Cárie ativa de dentina - Seta branca
Diferenciar lesões de cárie ativas e inativas é algo essencial para qualquer dentista, o que faz deste assunto um tema frequente em provas de concurso.

Diante disto, vale destacar que lesões ativas de esmalte irão se apresentar na forma de manchas brancas rugosas e opacas.

Enquanto as lesões inativas de esmalte serão lisas, brilhantes e polidas, podendo ter coloração escura ou branca.

Já as lesões ativas de dentina ocorrerão na forma de um tecido amolecido de cor marrom clara/amarelada.

E ai, o que você achou das questões?! Qualquer dúvida é só me enviar em arribadentista1@gmail.com e não se esqueça de me acompanhar também no Arriba Dentista Premium!!

Abraços,
André Martins - Arriba Dentista