[Dentista Responde #8] Questões de Concurso Público Para Dentistas Comentadas - Radiologia, Patologia Bucal e MAIS!

.
Seja bem vindo ao Dentista Responde #8!

Para produzir o meu conteúdo no Youtube e no Instagram, tenho que estar em contato quase diário com provas de concurso público para dentistas, por isso, consigo perceber quais os temas são mais cobrados.

Isto não é algo tão complicado de se fazer, visto que muitas vezes é comum encontrar provas com questões bastante semelhantes. Por exemplo, a questão número 3 deste post, já foi observada por mim em MUITAAAS provas, mudando apenas a descrição/imagem da técnica radiográfica.

Por isso, para o Dentista Responde de hoje, estou trazendo questões bastante cobradas que envolvem temas como a toxicidade de vasoconstritores, técnicas radiográficas e até patologia bucal.

Bons estudos!

Só antes de ir para as questões, não se esqueça de clicar no botão abaixo e SE INSCREVER no meu novo canal do Youtube, para ter acesso a várias questões comentadas EM VÍDEO!
Venha estudar comigo no Youtube!

Questão 1:
Cirurgião Dentista - Lages - SC - 2010 - Questão 21:
Em casos de trauma dental, o tratamento endodôntico está necessariamente indicado nos casos de:
A) Intrusão de dentes com rizogênese completa
B) Subluxação
C) Avulsão de dentes com rizogênese incompleta e reposição imediata
D) Concussão

RESPOSTA:
A informação mais importante de todas as três questões que eu trouxe hoje é que nós não tentamos reimplantar/reposicionar dentes decíduos após a avulsão, visto que isso pode traumatizar o germe dental do dente permanente, contrariando a Letra C, visto que neste caso o dente não estaria nem reimplantado para receber o tratamento de canal.
 
No entanto, em casos de avulsão de dentes permanentes, estes podem ser reimplantados e o tratamento de canal é feito em grande maioria dos casos, devido ao rompimento do feixe vasculo-nervoso da polpa, fazendo com que o tecido pulpar no interior dos condutos fique necrosado.

Por sua vez, a concussão é descrita na literatura como: Traumatismo de pequena intensidade sobre os tecidos de sustentação dentária, sem alterar a posição ou provocar mobilidade dentária. Clinicamente, o dente não apresenta deslocamento ou aumento de mobilidade, ocorrendo apenas sensibilidade à percussão ou oclusão.

Para a concussão, não é necessária intervenção imediata, sendo indicada uma dieta líquida nas primeiras 48h e remoção de hábitos de sucção não-nutritivos.

subluxação é descrita como: Traumatismo de intensidade moderada nos tecidos de sustentação, que determina mobilidade dentária sem mudança de posição. Clinicamente, O dente apresenta mobilidade leve, moderada ou severa. Presença de sangramento em torno do sulco gengival, indicando lesão aos tecidos periodontais e queixas de sensibilidade ao toque.

Para a subluxação, também não é necessária intervenção imediata. Em casos de grande mobilidade, pode-se fazer uma contenção, com indicação de dieta líquida nas primeiras 48h, remoção de hábitos de sucção não-nutritivos. Além disso, sugere-se utilização de clorexidina 0,12% com gaze sobre o local do trauma.

E, por último, temos a intrusão que é caracterizada pelo Deslocamento do dente para o interior do seu alvéolo, em direção axial.
Aspecto clínico e radiográfico da Intrusão dental
Segundo a Associação Brasileira de Odontopediatria, em caso de intrusão, deve-se reposicionar o dente de forma passiva ou ativa em sua correta posição anatômica para otimizar a cicatrização do ligamento periodontal e irrigação neurovascular enquanto manter a integridade estética e funcional.

Para dentes permanentes com rizogênese incompleta, deve esperar/permitir a reerupção espontânea do dente intrusionado.

Contudo, para os dentes permanentes, com raiz completa, o objetivo do tratamento é a reposição do dente com extrusão ortodôntica ou cirúrgica, o que é seguido do tratamento endodôntico dentro das primeiras 3 semanas da ocorrência do trauma.


RESPOSTA CORRETA: Letra A

Questão 2:
Cirurgião Dentista - Lages - SC - 2010 - Questão 19:
 Não é sinal e nem sintoma da reação tóxica ao vasoconstrictor:
 
A) Palpitação
B) Hipotensão
C) Cefaléia
D) N.D.A.

RESPOSTA: 
Acredito que a melhor maneira de responder a questão abaixo é citar um trecho que encontrei no artigo de Neto, E. M. R. Et al.  "Toxicidade de Anestésiscos Locais na Prática Clínica".

"Muitas vezes, os anestésicos locais estão associados, em sua formulação, com agentes vasoconstritores, estes pode ser simpaticomimético ou análogo da vasopressina. Os agentes sintéticos simpatomiméticos e catecolaminas endógenas podem causar ativação simpática em receptores β1 do coração, culminando em taquicardia, palpitações, arritmias e aumento do débito cardíaco; e nos receptores α1 dos vasos sanguíneos elevação da pressão arterial por vasoconstricção.
 
Tendo em vista que numa técnica anestésica ideal não ocorra absorção sistêmica do agente vasoconstritor, esses efeitos são mais comuns em pacientes ansiosos, nos quais a concentração de epinefrina e norepinefrina endógenas é aumentada cerca de 20 a 40 vezes durante o procedimento."

RESPOSTA CORRETA: Letra B

Questão 3:
Cirurgião Dentista ESF - Astolfo Dutra - MG - 2015 - Questão 25:

Analise a imagem a seguir:

Com certeza você já usou esta técnica na endodontia
“A figura ilustra uma técnica radiográfica utilizada para localização de objetos e muito empregada em endodontia.” Trata‐se da técnica de:

A) Clark    
B) Parma  
C) Le Master
D) Miller‐Winter

RESPOSTA:
A imagem acima é referente ao método de Clark, que envolve o deslocamento/deslizamento horizontal do tubo radiográfico.

Este método é indicado para localização  de  anomalias,  processos  patológicos, fratura dental e presença de corpos estranhos. No entanto, o principal uso para esta técnica, envolve a dissociação dos condutos radiculares, quando estes estiverem sobrepostos na imagem radiográfica, o que faz com que esta técnica seja bastante usada durante o tratamento endodôntico.


RESPOSTA CORRETA: Letra A

QUESTÃO BÔNUS:
A questão abaixo foi retirada do Arriba Dentista Premium, uma extensão de todo o meu conteúdo do Youtube, onde disponibilizo para os inscritos tabelas resumidas, questões resolvidas em texto e até provas de concurso resolvidas semanalmente em vídeo. Para conferir todo esse conteúdo bônus, é só 
CLICAR AQUI!

Questão 4 - Arriba Dentista Premium
Cirurgião Dentista - Prefeitura Anísio de Abreu - PI - 2016 - Questão 36:

A destruição dos dentes também pode ocorrer por reabsorção (interna ou externa). Assinale a alternativa correta acerca das reabsorções:
 
A) Reabsorção interna é realizada por células localizadas no ligamento periodontal
B) Reabsorção externa é causada por células localizadas na polpa dental
C) O primeiro passo no tratamento de reabsorção externa é a identificação e eliminação de qualquer fator desencadeante. Casos localizados em áreas cervicais são mais facilmente tratados
D) Apenas a reabsorção externa pode ser classificada como reabsorção inflamatória e por substituição

RESPOSTA:
Respectivamente, reabsorção externa e interna
Existem dois tipos de reabsorção radicular, a fisiologica, que ocorre na raiz dos dentes decíduos, para que estes esfoliem e dêem espaço aos dentes permanentes e a reabsorção radicular patológica, a qual pode acontecer por diversas razões, como traumas, movimentação ortodôntica, inflamações crônicas de origem infecciosa (principal fator etiológico) dos tecidos pulpares ou periodontais, procedimentos cirúrgicos, e pressão excessiva de um dente impactado ou um tumor.

Além disso, as reabsorções podem se classificar, de acordo com o seu local de origem, em reabsorção radicular externa e interna.

A reabsorção interna é uma inflamação iniciada na face interna da cavidade pulpar com a perda de dentina, podendo alcançar o cemento. Sua etiologia não está totalmente estabelecida, sendo que o trauma e infecções são os principais, mas não os únicos,agentes etiológicos.
 
Quando diagnosticado precocemente, a reabsorção radicular interna tratamento com prognóstico favorável. No entanto, nos casos em que ocorre a comunicação com a superfície externa radicular, o dente fica enfraquecido, e a eliminação da infecção pode apresentar maior dificuldade.
 
No caso de reabsorção inflamatória interna, o tratamento endodôntico é a primeira escolha, no qual o tecido pulpar e de granulação devem ser totalmente removidos.
 
Já a reabsorção radicular externa se inicia, claro, na parte externa da raiz e, neste caso, além da reabsorção da raiz, podemos ter ainda uma reabsorção dos tecidos mineralizados em torno dela, devido a produção e liberação de fatores quimiostátiso aos macrófragos, fator ativador dos osteoclastos (células responsáveis pela reabsorção óssea e da raiz) e de prostaglandinas.
 
Para o tratamento desta condição, é essencial o controle bacteriano, caso esta seja a causa da reabsorção, assim a resolução do agente infeccioso, muitas vezes através de um tratamento de canal, pode parar o processo de reabsorção e substâncias como o Hidróxido de Cálcio auxiliam no processo de reparo.
 
E para matar esta questão, vale destacar que, mesmo que as reabsorções radiculares ocorram principalmente por processos inflamatórios presentes no periodonto ou no tecido pulpar, estas reabsorções podem ser classificadas em inflamatórias ou por substituição. E, estas duas classificações podem ser tanto internas, quanto externas (contrariando a letra D).
 
A reabsorção inflamatória é aquela mantida por uma inflamação que ocorre devido ao trauma ou agente lesivo, progredindo enquanto o estímulo inflamatório persistir. Pode ser nomeada em lateral, apical e cervical, de acordo com a sua localização na raiz.
 
E, por sua vez, a reabsorção por substituição acontece quando o tecido radicular é reabsorvido e da espaço ao tecido ósseo, o que normalmente resulta em um dente com anquilose
 
RESPOSTA CORRETA: Letra C

Obrigado por acompanhar este post até aqui! 
Espero você la no Arriba Dentista Premium!

Abraços,
André Martins - Arriba Dentista