[Dentista Responde #9] 4 Questões de Concurso Público Para Dentistas Comentadas - Patologia Bucal, Cirurgia e MAIS!

.
Bom dia, tudo bom com você?
Neste email estou trazendo três questões da prova de concurso público feita para a prefeitura de Boa Vista (PR) no ano de 2012.
 
Com a produção de conteúdo para o Youtube e o Instagram, passo bastante tempo procurando por provas e questões de concurso bem elaboradas, no entanto, muitas questões são mal elaboradas e feitas de maneira até desleixada.
 
Mas, posso dizer que esta prova de Boa Vista me surpreendeu positivamente, com questões bem pensadas e elaboradas, por isso, nesta semana, resolvi trazer três questões desta prova com um bônus no final.
 
Bons estudos!

Só antes de ir para as questões, não se esqueça de clicar no botão a abaixo e SE INSCREVER no meu novo canal do Youtube, para ter acesso a mais questões de odontologia comentadas EM VÍDEO!
Clique no botão para estudar comigo no Youtube também!

Questão 1.
Cirurgião Dentista - Prefeitura de Boa Vista - PR - 2012 - Questão 26:
Analise as proposições, a seguir, e assinale a alternativa correta:
Imagens referentes às alternativas I e II
I- É a infecção fúngica mais comum que acomete a boca. Tem como fatores predisponentes locais má higiene bucal, xerostomia, dano à mucosa, próteses totais, enxaguatórios com antibiótico e, como fatores sistêmicos, antibioticoterapia de largo espectro, esteróides, drogas imunossupressoras, radiação, doenças malignas hematológicas, neuropenia, anemia por deficiência de ferro, imunodefiência celular e desordens endócrinas.

II- É uma lesão branca genética, herdada com caráter autossômico dominante, também conhecida como doença de Cangron; apresenta-se com sulcos múltiplos e textura esponjosa; as lesões podem ser observadas ao nascimento ou, mais frequentemente, na infância. A mucosa jugal e a superfície ventral da língua são os locais onde predomina a ocorrência, apesar das lesões poderem ocorrer em qualquer localização da boca.

As características acima descrevem, respectivamente:
A) Liquen plano e Disceratose congênita
B) Candidíase e Nevo branco esponjoso
C) Candidíase e Liquen plano
D) Liquen plano e Disceratose congênita
E) Leucoplasia e Granulos de Fordyce

RESPOSTA:
A Candidíase é uma doença fúngica causada pela Candida Albicans e que é disparada a infecção fúngica oral mais comum em humanos.

 
De fato, a C. albicans pode ser um componente da microflora oral normal, e 30% a 50% das pessoas possuem o micro-organismo na cavidade oral, sem evidência clínica de infecção. No entanto, a frequência aumenta com a idade, e a C. albicans pode estar presente na boca de quase 60% dos pacientes com dentes acima de 60 anos, sem sinais de lesões na mucosa oral.

Existem três fatores gerais que podem determinar o aparecimento das lesões:
  • Estado imunológico do hospedeiro
  • Ambiente da mucosa oral
  • Presença da cepa da C. Albicans
Os agentes predisponentes citados na primeira alternativa desta questão, irão influenciar em um destes três fatores.
 
Apesar de grande parte das infecções por Candida ser oportunista, a Candidíase pode se desenvolver em indivíduos saudáveis, podendo variar do leve envolvimento superficial da mucosa, observado na maioria dos pacientes, até a doença fatal e disseminada observada em pacientes intensamente imunodeprimidos.

O tratamento desta condição é feito através do uso de Antifúngicos, como a Nistatina, Anfotericina B, Cetoconazol, Clotrimazol, Fluconazol.


E, na segunda alternativa, a condição descrita é o Nevo Branco Esponjoso, a qual é uma doença cutânea rara, determinada geneticamente e que ocorre devido a um defeito na ceratinização da mucosa bucal.

As lesões do nevo branco esponjoso geralmente surgem ao nascimento ou no início da infância, mas algumas vezes a condição desenvolve-se durante a adolescência. Placas brancas simétricas, espessas, difusas, corrugadas ou aveludadas afetam a mucosa jugalbilateralmente na maioria dos casos.

 
Outros locais de envolvimento intrabucais comuns incluem o ventre da língua, a mucosa labial, o palato mole, a mucosa alveolar e o soalho bucal, embora o grau de envolvimento possa variar de um paciente para outro.

O Nevo Branco Esponjoso é uma condição benigna, por isso não precisa de tratamento. O prognóstico é bom.

RESPOSTA CORRETA: Letra B


Questão 2.
Cirurgião Dentista - Prefeitura de Boa Vista - PR - 2012 - Questão 38:
Quando um indivíduo apresenta-se com o incisivo de Hutchinson, surdez e labirintite (lesão do nervo vestíbulo coclear) e ceratite intersticial (opacidade na córnea que pode levar a cegueira), é correto afirmar que:
 

A) Este indivíduo fez uso prolongado de tetraciclina em uma fase precoce da vida
B) A mãe deste indivíduo fez uso de tetraciclina por um período considerável, durante a gestação
C) As alternativas A e C estão corretas
D) Este indivíduo é portador de sífilis congênita
E) Nenhuma das alternativas está correta

RESPOSTA:

dentes de Hutchinson
A tríade de Hutchinson é um conjunto de sintomas indicativos de Sífilis Congênita e é composto por três características, que são inclusive, citadas no enunciado: A surdez e labirintite, Ceratite intersticial e dentes de Hutchinson, onde os principais dentes afetados são os incisivos que assumem um formato de chave de fenda e os molares, que ficam em formato de amora.

RESPOSTA CORRETA: Letra D

Questão 3.
Cirurgião Dentista - Prefeitura de Boa Vista - PR - 2012 - Questão 32:
Ao se fazer anamnese de um paciente que chega com dor, em um serviço odontológico, detecta-se a necessidade de intervenção endodôntica no elemento 25. Nesse caso, que nervo deve ser bloqueado por técnica anestésica infiltrativa:

 
A) Nervo alveolar superior posterior
B) Nervo alveolar superior médio
C) Nervo naso palatino esquerdo
D) Ramo orbital do nervo aurículo temporal
E) Nervo mandibular


RESPOSTA:
Respectivamente, áreas anestesiadas por intervenções no nervo alveolar superior anterior, médio e posterior
As questões de anatomia que são encontradas em provas de concurso normalmente são bastante básicas, no entanto, como a anatomia geral é uma disciplina lecionada no início da graduação, muitas vezes alguns detalhes são esquecidos. Por exemplo, você sabe a inserção e origem de cada um dos músculos da mastigação? Se você não releu o assunto depois de ser aprovado em anatomia, tenho certeza que não.
 
Mas, aqui, o autor da questão pede qual o nervo a ser anestesiado para intervenção endodôntica no elemento 25 e a nossa resposta correta é o Nervo alveolar superior médio, o qual inerva a polpa do primeiro e segundo pré-molar, além da raiz mesial do primeiro molar superior.
 
Vale destacar também que é bastante comum ser cobrado em provas de concurso as áreas anestesiadas com intervenções nos nervos alveolar superior posterior e anterior.
 
O nervo alveolar superior posterior inerva a polpa dos molares superiores, menos a raiz mesial do primeiro molar superior.
 
E o nervo alveolar superior anterior, inerva incisivos, caninos e pré-molares superiores e AS VEZES (dependendo da anatomia) a raiz mesial do primeiro molar superior.

RESPOSTA CORRETA: Letra B

QUESTÃO BÔNUS:
A questão abaixo foi retirada do Arriba Dentista Premium, onde os assinantes tem acesso à provas de concurso e questões resolvidas semanalmente, com temas MUITO IMPORTANTES para a prática clínica de qualquer dentista. Para acessar e ter acesso a estas vantagens, é só CLICAR AQUI!


Cirurgião Dentista - Assembléia Legislativa de Goias - 2019 - Questão 40:
As manobras fundamentais em cirurgia podem ser divididas em quatro etapas, que são a diérese, a exérese, a hemostasia e a síntese. Fazem parte das manobras de exérese e hemostasia, respectivamente, o (a):

A) Descolamento mucoperiosteal para acesso cirúrgico e a utilização de fios de sutura absorvídeis
B) Uso de cera para osso e compressas locais com gaze
C) Biópsia incisional de uma lesão e a regularização de espículas ósseas com o uso do alveolótomo
D) Utilização do eletrocautério e a irrigação local com soro fisiológico gelado
E) Regularização óssea com a lima para osso e o uso do polímero de celulose oxidada no local da ferida


RESPOSTA:
Na exodontia, a Exérese é referente a remoção do dente
Os tempos cirúrgicos são manobras realizadas pelo cirurgião dentista desde o início até o término da cirurgia, a qual possui 4 tempos básicos: A Diérese, Exérese, Hemostasia e Síntese.
 
A Diérese nada mais é do que a separação dos planos anatômicos,  através do rompimento da continuidade dos tecidos, para possibilitar acesso a um órgão ou região. Pode ser feita através de punção, curetagem, divulsão, secção, dilatação, descolamento.
 
Já a Hemostasia é a etapa onde se previne, detém ou impede a ocorrência do sangramento, o que pode ser feito com o uso do polímero de celulose oxidada, o qual é bastante utilizado para a contenção de sangramentos na odontologia, visto que este material é hemostático, reabsorvível, biocompatível e antimicrobiano, utilizado há mais de 50 anos em cirurgias médicas e, nas últimas décadas, tornou-se o hemostático local de eleição nas cirurgias e procedimentos odontológicos hospitalares.

Por sua vez, a Exérese, é o tempo cirúrgico onde nós temos a realização efetiva da cirurgia, com a retirada de uma parte ou totalidade de um orgão, a extração de um dente, lesão patológica e a realização de osteotomia são exemplos de Exérese.

E, por último, temos a síntese, que é a etapa onde temos a aproximação das bordas de uma lesão, visando a união dos tecidos, o que pode ser feito através da sutura.

RESPOSTA CORRETA: Letra E


Bom, por hoje era isso, espero realmente que estas questões sejam um complemento valioso para os seus estudos!

Abraços e até a próxima!
André Martins - Arriba Dentista