Aula De Anatomia Dental - Incisivos Centrais Superiores - Dente 11 e 21

Aula de Anatomia Dental - Incisivos Centrais Superiores

Olá, tudo bom com você? Seja bem-vindo a mais uma aula do nosso curso de anatomia dental.

Hoje nós iremos iniciar a discussão da anatomia individual de cada dente, iniciando claro pelo Incisivo Central Superior, o qual possui características mais simples de serem compreendidas do que os dentes posteriores, como os pré-molares e molares.

Com este artigo, você apreenderá a diferenciar o incisivo central superior do incisivo lateral superior e dos caninos superiores, visto que estes dentes possuem algumas características comuns entre si que podem gerar confusão na hora do estudo prático.

Vale lembrar que o incisivo central superior é o dente mais anterior de toda a arcada e pode receber os numerais 11, para o incisivo central superior direito ou 21 para o incisivo central superior esquerdo.

Como Diferenciar o Incisivo Central Superior do Lateral Superior e do Canino Superior:


O primeiro passo é diferenciar o incisivo central superior de outros dentes semelhantes
Como falado anteriormente, o incisivo central superior compartilha algumas características com o incisivo lateral superior e o canino superior, principalmente se estamos analisando a face vestibular.

Antes de discutir as características do incisivo central superior, é essencial você saber diferenciar estes dentes entre si. Visto que na prova prática, ao ter um incisivo central superior em mãos, o primeiro passo para acertar a questão é saber o dente que você tem em mãos, para depois falar se este dente se localiza do lado direito ou esquerdo da arcada (sendo um 11 ou 21).

Assim, a melhor característica a ser analisada para diferenciação destes dentes, é o formato da coroa. Por exemplo, tanto o incisivo central superior, quanto o incisivo lateral superior, apresentam a face vestibular com formato trapezoidal (de base menor para cervical e base maior para incisal), no entanto, o formato da face vestibular do canino superior é pentagonal.

Note as diferenças entre os formatos coroa entre estes três dentes
Além disso, o incisivo central superior apresenta uma coroa mais larga (a base maior do trapézio é mais larga) do que o incisivo lateral superior, o qual, por sua vez, apresenta um ângulo disto incisal mais arredondado do que o central, como você pode analisar na imagem abaixo.

A análise do ângulo disto-incisal é bastante importante
Diante disto, caso a largura da coroa ainda traga dúvidas, você pode estar analisando o ângulo disto incisal, que é uma característica bastante marcante dos incisivos laterais superiores, como veremos na aula da anatomia individual deste dente.

Características Individuais do Incisivo Central Superior:


Após analise do formato da coroa e do ângulo disto incisal, você chegou a conclusão de que possui um incisivo central superior em mãos, no entanto, agora precisa concluir se este dente é um incisivo central superior direito ou esquerdo.

Acesse Também: [CLIQUE AQUI para ler o artigo com a anatomia do Incisivo Lateral Superior]

Incisivo Central Superior – Face Vestibular:


A primeira característica da face vestibular a ser analisada é que os incisivos centrais superiores possuem uma coroa mais estreita no terço cervical e mais larga no terço incisal, o que faz com que as bordas mesial e distal sejam convergentes para cervical.
Note a convergência mencionada anteriormente

Além disso, na face vestibular do incisivo central superior a borda mesial vai ser mais retilínea e maior que a borda distal, que vai ser menor e mais arredondada, o que faz com que o ângulo disto-incisal seja mais arredondado que o ângulo mesio-incisal, que é mais fechado/agudo.
A borda mesial da face vestibular é maior do que a borda distal
O ângulo disto-incisal é mais arredondado do que o mesio-incisal

Para mim, a análise das bordas mesial e distal da face vestibular é a melhor maneira de se diferenciar um dente 11 de um 21, visto que estas características são de fácil percepção caso a coroa do dente avaliado não possua um desgaste acentuado.

Incisivo Central Superior – Face Lingual:


A face lingual apresenta algumas estruturas eé mais estreita do que a face vestibular. Nas provas práticas de anatomia dental é muito comum o professor perguntar nome do dente, número e ainda qual a estrutura que está marcada/apontada, por isso a análise da face lingual também é bastante importante.

Diante disto, na face lingual é possível observar a presença de um cíngulo no terço cervical e uma fossa lingual que é delimitada pelas cristas marginais, nos terços médio e incisal.Na imagem abaixo você pode ver como se distribuem estas estruturas pela face lingual.
Estruturas da face lingual do incisivo central superior
Vale destacar que as cristas marginais serão mais espessas próximas ao cíngulo, ficando mais finas perto dos ângulos incisais.

Incisivo Central Superior – Faces Mesial e Distal:


As faces mesial e distal do incisivo central superior apresentam formato triangular, com base voltada para a cervical e ápice para incisal, o que permite observar as faces vestibular e lingual em convergência para a incisal.
Formato triângular da face mesial
Além disso, o colo anatômico apresenta concavidade voltada para raiz, com curvatura mais acentuada (fechada) na face mesial do que na distal. Esta característica também pode ser utilizada para diferenciar os dentes 11 e 21, no entanto, deve ser observada com bastante cuidado, visto que as diferenças na curvatura da linha cervical podem ser bastante sutis. Por isso, recomendo que a linha cervical seja analisada junto com as outras características já mencionadas neste artigo.

Note na imagem abaixo, como a diferença de abertura da linha cervical mesial e distal é realmente bastante leve.
Linha cervical mesial e distal do incisivo central superior


Incisivo Central Superior – Raiz:


Após a análise da coroa, uma avaliação das características da raiz também pode ser útil para diferenciação entre os dentes 11 e 21, visto que o ápice da raiz do incisivo central pode (nem sempre vai ser) inclinado para distal. Assim, esta é outra característica que deve ser analisada em conjunto com o que foi descrito acima.

A curvatura distal da raiz do incisivo central superior não é muito acentuada
Vale lembrar que a raiz do incisivo central superior possui forma grosseiramente cônica, com secção transversal triangular de ângulos arredondados, visto que a raiz é mais larga na vestibular do que na lingual.

Além disso, a raiz do incisivo central superior costuma ser mais volumosa do que a raiz do incisivo lateral superior.

Estude a Anatomia do Incisivo Central Superior em Vídeo:


Bom, por hoje era isto, no próximo artigo nós iremos ver as características dos incisivos laterais superiores, mas não se esqueça que todo este artigo com a anatomia do incisivo central superior também está  disponível em vídeo, que pode ser acessado logo abaixo.


Anatomia Dental Resumida – Tire 10 na Prova Prática:


Além do conteúdo em vídeo, você também pode fazer o download de tabelas para impressão, com a anatomia de todos os dentes resumida. São mais de 50 tabelas com a anatomia dental que com certeza vão facilitar demais os seus estudos e vão fazer você tirar um notão na prova prática.

Abaixo, estou deixando uma das tabelas com algumas características dos incisivos centrais superiores:
Tabela resumida - Incisivo central superior
Para download das tabelas, é só clicar no botão abaixo:
.
Abraços e até a próxima! ;)
André Martins – Arriba Dentista