Introdução à Anatomia Dental Parte #1 - Divisão dos Dentes em Faces, Bordas e Ângulos

Aula: Introdução à Anatomia dental - Parte #1

Há alguns meses, resolvi iniciar um curso gratuito de anatomia dental no Youtube. Este curso já conta com mais de 5 aulas e está em andamento, no entanto, muitos inscritos pediram que este conteúdo fosse publicado aqui no blog também, devido a preferência ao conteúdo escrito.

Diante disto, estou trazendo a minha primeira aula de Introdução à Anatomia Dental para cá também e, hoje, nós iremos conversar sobre a divisão dos dentes em faces, bordas e ângulos.

Mas, para que esta aula fique organizada da forma mais didática possível, nós temos que conversar um pouco sobre algumas generalidades, para chegar no ponto principal posteriormente.

Dentes Informações Gerais:

Representação de como o dente se fixa no osso alveolar através do ligamento periodontal

Os dentes se fixam no osso através do ligamento periodontal, o qual é conectado ao dente pelo cemento. Assim, osso alveolar, ligamento periodontal e cemento formam o que conhecemos como periodonto de sustentação.

Do periodonto de sustentação, o osso alveolar e o ligamento periodontal são tecidos conjuntivos especializados, sendo o ligamento periodontal constituido principalmente de fibras colágenas, tendo a função de fixar o dente no alvéolo e de resistir as forças da mastigação, ao transformar a pressão no dente em tração no osso alveolar.

Vale destacar também que os dente se dividem anatomicamente em 4 tecidos, o esmalte, a dentina, o cemento e a polpa.
Divisão do dente em tecidos. O cemento é a porção mais externa que recobre a raiz dental

O esmalte é a parte mais externa e mineralizada do dente, se apresentando como a parte do dente "que todo mundo vê", sendo uma estrutura bastante brilhosa e estética.

Já a dentina vai se localizar logo abaixo do esmalte, possuindo aparência mais amarelada e opaca. O ponto mais importante em relação a dentina é que ela se comunica com a polpa dental através de túbulos, então se um paciente tem uma cárie que ultrapassa o esmalte e chega na dentina, ele vai sentir uma dor considerável porque o estímulo da cárie vai chegar na polpa através destes túbulos.

Além disso, os dentes se dividem em 4 grupos, os incisivos, caninos, pré-molares e molares. Durante a vida uma pessoa vai ter duas dentições, a decídua (dentes de leite) e a permanente.

A dentição permanente possui 32 dentes (incisivos, caninos, pré-molares e molares). Os dentes permanentes são mais calcificados do que os decíduos e, por isso, a cor destes dentes normalmente gira em torno de um branco mais amarelado.
Representação dos Dentes Permanentes
Por sua vez, na dentição decídua, nós teremos 20 dentes no total, sendo eles os incisivos, caninos e molares. Note, que na dentição de leite nós não temos os pré-molares presentes e, uma outra coisa que diferencia a dentição permanente da decídua, é que nesta nós teremos dentes mais claros e esbranquiçados, devido a menor calcificação.
Representação da dentição decídua

Funções dos Dentes:

A mastigação é uma das funções mais importantes dos dentes

Durante o tratamento odontológico, é interessante que o dentista analise se o dente(s) a ser tratado está cumprindo todas as suas funções em boca e se alguma destas funções deve ser restabelecida.

Por exemplo, é normal que a falta de um ou mais dentes anteriores atrapalhe o paciente na hora de falar, além de trazer um grande prejuízo estético.

Por isso, o dentista, deve fazer o melhor para reestabelecer as funções dentais da melhor maneira possível, sendo elas:

  • >Mastigação
  • >Proteção e sustentação dos tecidos moles
  • >Fonética
  • >Estética

Dente – Divisão Anatômica:

Diferenças entre as coroas clínica e anatômica
Para o estudo da anatomia, o dente é dividido em duas partes: Coroa e raiz, que são unidas entre si pelo colo do dente através da junção cemento-esmalte, a qual se manifesta através de uma linha bem definida entre as duas estruturas

Além disso, a coroa dental pode ser analisada dental pode ser analisada de acordo com dois conceitos:

>Coroa Anatômica: Parte da coroa dental coberta pelo esmalte
>Coroa Clínica: Parte da coroa exposta em boca

Dentes – Faces, Bordas e Ângulos:

Agora, chegamos em um dos pontos mais importantes desta aula de anatomia dental: A divisão do dente em faces, bordas e ângulos.

A coroa dental é uma parte do dente que apresenta diversas estruturas na sua superfície, além de ser dividida em várias maneiras.

Diante disto, iremos começar discutindo a divisão da coroa em faces. Assim, o dente pode ser dividido em:

·         Face vestibular: Face do dente voltada para o vestíbulo bucal
·         Face Lingual/Palatal: Parte do dente voltada para a língua (dentes inferiores) ou para o palato (dentes superiores)
·         Face Mesial: Mais próxima da linha média do arco dental
·         Face Distal: Mais afastada da linha média do arco dental
·         Face Oclusal/Incisal: Parte da coroa que entra em contato com dentes antagonistas durante a oclusão

Para exemplificar melhor a divisão do dente em faces, resolvi trazer algumas imagens:
Representação das faces em um incisivo central superior
Como você pode ver nos desenhos deixados logo acima, o denta vai ter 5 faces.

A vestibular, que está marcada com um V, é a face do dente voltada para o vestíbulo da boca, sendo basicamente a parte da frente de um dente.

A mesial, vai ser a parte mais próxima da linha média, enquanto a distal é a mais afastada da linha média. 

Neste caso, nós teremos a face palatal, visto que estamos analisando um incisivo central superior, que é voltada para o céu da boca, o palato, sendo a parte de trás do dente. Se fosse um dente inferior, a parte de trás dele seria a face lingual, voltada para a língua.

E, por último nós temos a face incisal, que vai ser a parte "de cima" do incisivo central.

Representação real da divisão dos dentes em faces. Note que a face mesial fica mais próxima da linha média
E agora nós temos uma foto real para analisar as faces que foram mencionadas agora pouco. O "LM" nada mais é do que a linha média da arcada da pessoa. E esta foto permite analisar muito bem o posicionamento das faces mesial e distal.

Divisão das faces em um molar inferior
Na imagem acima nós podemos analisar a divisão por faces de um molar inferior, onde você pode ver as mesmas faces do incisivo central superior, apenas com a troca da face palatal pela lingual (por ser um dente inferior) e da face incisal pela face oclusal, que também irá representar a face de cima do dente.

Dentes – Bordas e Ângulos:

Além das faces, o dente também possui bordas e ângulos:

>Bordas: Correspondem ao encontro de duas faces da coroa
>Ângulos: Ocorrem em áreas onde temos o encontro de três faces da coroa

As linhas vermelhas representam as bordas, presentes no encontro de duas faces da coroa
Na imagem acima, é possível observar que temos a divisão de duas faces da coroa pelas bordas, representadas pela linha vermelha. Na representação da esquerda, temos a borda que divide a face vestibular da distal (vestibulo-distal), enquanto na imagem da direita, temos a borda mésio-palatal, que delimita a face mesial e palatina.

Dentes – Raízes:


E para finalizar a aula, nós iremos analisar a parte do dente que naturalmente não é exposta em boca, a raiz dental.

Diante disto, vale destacar que:

>A anatomia radicular varia de acordo com a anatomia da coroa
>Dentes com coroas pequenas normalmente possuem raiz única
>Dentes com coroas volumosas normalmente são multiradiculares
>As faces da raiz recebem os mesmos nomes das faces das coroas

Acesse Aulas de Anatomia Dental em Vídeo:

Bom, para esta primeira parte da aula de Introdução à Anatomia Dental era isto. E, vale lembrar, que você pode acompanhar todo este conteúdo em vídeo logo abaixo ou acessando o meu canal no Youtube, onde tenho em desenvolvimento um curso COMPLETAMENTE GRATUITO de anatomia dental.


E não se esqueça também que você pode fazer o download do material complementar destas aulas, com tabelas que tem a anatomia individual de todos os dentes resumidas, para você imprimir e usar na hora de estudar anatomia dental na prática. São mais de 50 tabelas, com o conteúdo mastigadinho para você.
Exemplo da tabela do Incisivo Central Superior

As tabelas possuem um valor completamente simbólico e você pode fazer o download clicando no botão abaixo.
.
Abraços e até a próxima.

André Martins – Arriba Dentista