Questão Comentada #2 - Tríade de Hutchinson - Concurso Odontologia


E ai, tudo bom com você?

Seja bem-vindo a mais uma questão comentada de concurso público para dentistas. Esta questão de odontologia fala sobre a Tríade de Hutchinson, que é algo que é cobrado com certa frequência nos concursos públicos e que o dentista não está muito familiarizado, visto que é algo raro de se observar no consultório.

Vamos para a questão.

Dentista - Prefeitura de Boa Vista - PR - 2012 - Questão 38:
Quando um indivíduo apresenta "Dentes de Hutchinson", surdez e ceratite intersticial, é correto afirmar que:

A) O indivíduo fez uso prolongado de Tetraciclina
B) A mãe fez uso prolongado de Tetraciclina durante a gestação
C) Alternativas A e B são corretas
D) O indivíduo é portador de sífilis
E) N.D.A

RESPOSTA
Dentes de Hutchinson - Molares em amora e incisivos em chave de fenda

Como mencionado no enunciado, a Tríade de Hutchinson é um conjunto de sintomas caracterizado por Dentes de Hutchinson (molares em formato de amora e incisivos em formato de chave de fenda), surdez (devido a dano no nervo coclear) e Ceratite Intersticial (opacidade da córnea que pode levar a cegueira).

Recomendo que você grave cada um dos sintomas da tríade, visto que eles também são bastante cobrados em concursos de odontologia.

Mas, aqui para a nossa questão, o que importa é ressaltar que a Tríade de Hutchinson esta associada à Sífilis Congênita, sendo utilizada para o diagnóstico desta condição.

A Sífilis Congênita é causada por uma espiroqueta conhecida como Treponema pallidum, sendo uma condição grave, visto que a infecção precoce na grávida não tratada transmite-se em 60-100% dos casos ao feto, resultando em 40% de mortes fetais ou perinatais.

Para complementar a nossa resposta, vale destacar que se existir a possibilidade de se tratar de uma Sífilis Congênita, deve-se fazer uma avaliação completa, incluindo exame do líquido céfalo raquidiano, exame oftalmológico, exame auditivo, entre outros.

Além disso, qualquer criança com a possibilidade de apresentar uma Sífilis congênita (diagnosticada após o primeiro mês de vida) ou com envolvimento neurológico deve ser tratada com Penicilina G cristalina aquosa, 50 000 U/kg/dose, intra-venosa, cada 4-6 horas, durante 10 dias. Poderá ainda ser administrado uma dose única de Penicilina G benzatínica 50 000 U/kg, intra-muscular, no fim do tratamento referido anteriormente.

RESPOSTA CORRETA: Letra D

Gostou do conteúdo? SE INSCREVA no canal do Youtube para acompanhar as próximas questões.

Abraços,
André Martins - Arriba Dentista