Questão Comentada #4 - Conceito de Surto, Epidemia, Endemia, Pandemia - Concurso Odontologia


Olá, tudo bom com você?

Para entender a situação que estamos passando agora, é essencial compreender os conceitos de surto, epidemia, endemia e pandemia. Além disso, acredito que este tipo de questão será bastante comum em provas de concurso de odontologia depois que tudo se normalizar.

QUESTÃO.
Doença infecciosa/contagiosa que se espalha rapidamente por um município, estado ou país é classificada como:

A) Surto
B) Endemia
C) Pandemia
D) Epidemia
E) N.D.A

RESPOSTA:
Para iniciar a discussão da nossa questão iremos começar falando sobre o conceito de surto. O surto nada mais é do que um aumento repentino de casos de uma doença em uma região bastante específica. Como por exemplo, o aumento do número de casos de gripe no bairro de uma cidade. Para que a disseminação de uma doença seja considerada um surto, este crescimento deve ser maior do que o esperado pelas autoridades.

Já o conceito de Epidemia diz respeito ao aumento repentino de casos de uma doença em áreas geográficas maiores que a do surto, como por exemplo, municípios, estados ou até em países inteiros. Como exemplo, temos a dengue, que afeta várias cidades no Brasil.

Além disso, também temos o conceito de Pandemia, que é referente a situação pela qual estamos passando hoje. Uma pandemia é simplesmente uma epidemia em escalas maiores, com a disseminação rápida de uma doença por continentes ou até pelo mundo todo.

E, por último, o conceito de Endemia é mais referente a frequência de uma doença do que o número de casos. Uma endemia normalmente é uma doença que ocorre frequentemente em uma determinada região, sem se espalhar para outras áreas, podendo ser, inclusive, sazonal. Como exemplo temos a febre amarela na região amazônica.

RESPOSTA CORRETA: Letra D

Gostou do conteúdo? SE INSCREVA no canal do Youtube para acompanhar mais questões!

Abraços,
André Martins - Arriba Dentista