[Questão Comentada #13] Agranulocitose, Aplasia Medular e Analgésicos - Concurso Público de Odontologia


E ai, tudo bom com você?

Hoje estou trazendo aqui para o blog uma questão de concurso público de odontologia que fala da associação entre um analgésico de ação periférica com a Agranulocitose e a Aplasia Medular, condições bastante graves que afetam a quantidade de células sanguíneas no sangue.

Questão.
Qual é o analgésico de ação periférica, que quando utilizado de forma crônica, pode favorecer o desenvolvimento de doenças como a Agranulocitose e a Aplasia Medular?

A) Paracetamol
B) Ibuprofeno
C) Ácido Acetil Salicílico
D) Dipirona

RESPOSTA
.
A Dipirona, medicamento proibido em diversos países, será a resposta para nossa questão.

Enquanto a Agranulocitose é uma condição que causa uma diminuição do número de Leucócitos Granulócitos (Eosinófilos, Neutrófilos e Basófilos) no sangue, a Aplasia Medular irá diminuir a quantidade de várias células sanguíneas, como glóbulos brancos, vermelhos e até plaquetas (plaquetas não são células mas também vão ser afetadas pela Aplasia Medular).

Os sintomas da Agranulocitose variam bastante, sendo comum a observação de febre, calafrios, dor de cabeça e ulcerações em diversas mucosas.

Já os sintomas da Aplasia Medular (também conhecida como Anemia Aplástica) serão fadiga, palidez, tontura, taquicardia, falta de ar, maiores chances de hematoma e presença de infecções persistentes.

RESPOSTA CORRETA: Letra D

Abraços,
André Martins - Arriba Dentista