[Questão Comentada #10] Anestesia dos Dentes Maxilares - Concurso Público Odontologia



E ai, tudo bom com você?

Hoje estou trazendo uma questão que mistura um pouco de anestesiologia e anatomia geral. Normalmente, estes são assuntos que nós, dentistas, temos contato apenas no início da faculdade e, por isso, é bom sempre revisar o básico de vez em quando.

Questão.
Cirurgião Dentista - Prefeitura de Boa Vista - PR - 2012 - Questão 32:
Ao se fazer a anamnese de um paciente que chega com dor, em um serviço odontológico, detecta-se a necessidade de intervenção endodôntica no dente 25. Nesse caso, que nervo deve ser bloqueado por técnica anestésica infiltrativa:

A) Nervo Alveolar Superior Posterior
B) Nervo Alveolar Superior Médio
C) Nervo Naso Palatino Esquerdo
D) Ramo Orbital do Nervo Aurículo Temporal
E) Nervo Mandibular

RESPOSTA
As questões de anatomia que são encontradas em provas de concurso de odontologia normalmente são bastante básicas, no entanto, como a anatomia geral é uma disciplina lecionada no início da graduação, muitas vezes alguns detalhes são esquecidos. Por exemplo, você sabe a inserção e origem de cada um dos músculos da mastigação? Tenho certeza que não, caso você não tenha revisado o assunto depois de ser aprovado em anatomia.

Mas, aqui, o autor da questão pede qual nervo deve ser anestesiado para intervenção endodôntica no elemento 25 e a nossa resposta correta é o Nervo Alveolar Superior Médio, o qual inverva a polpa do primeiro e segundo pré-molares, além da raiz mesial do primeiro molar superior.

Vale destacar que o dente 25 também poderia ser anestesiado por intervenção no Nervo Alveolar Superior Anterior, visto que este nervo inerva os incisivos, caninos e pré-molares superiores, podendo, em alguns casos, ser responsável também pena inervação da raiz mesial do primeiro molar superior, o que irá depender da anatomia do paciente.

Além disso, a nossa questão menciona o Nervo Alveolar Superior Posterior, o qual é bastante cobrado em provas de concurso. Este nervo será responsável pela inervação dos molares superiores, MENOS da raiz mesial do primeiro molar superior (segundo Malamed, o Nervo Alveolar Superior Posterior é responsável pela inervação da raiz mesiovestibular do primeiro molar superior em apenas 28% dos casos).

RESPOSTA CORRETA: Letra B

Abraços,
André Martins - Arriba Dentista