[Questão Comentada #5] Atendimento Odontológico ao Paciente Diabético - Concurso Odontologia


E ai, tudo bom com você?!

Junto com a hipertensão, a diabetes é uma das alterações sistêmicas mais comuns do dentista receber em consultório. Diante disto, é extremamente importante o conhecimento das alterações sistêmicas, bucais e protocolos de atendimento de um paciente diabético.

Por isso, a questão de hoje fala sobre o atendimento odontológico do paciente diabético.

Questão.
Dentista ESF - Prefeitura de Lucena - PB - 2019 - Questão 22:
Durante o atendimento odontológico de um paciente diabético, o dentista observou que ele desenvolveu rapidamente um quadro de palidez, sudorese, pele fria ao toque e tremores. Isto é compatível com um quadro de:

A) Convulsão
B) Hipoglicemia
C) Hiperglicemia
D) Uremia
E) Infarto Agudo do Miocardio

RESPOSTA:
A diabetes é uma condição onde o paciente apresenta deficiência na produção de insulina, o que vai causar hiperglicemia, que é o excesso de açúcar no sangue.

O paciente diabético não faz o controle correto da doença ou não tem conhecimento de que é acometido por ela, irá apresentar vários sintomas sistêmicos e bucais.

Entre os sintomas sistêmicos temos a Polidpsia (sede excessiva), Poliúria (aumento do volume urinário), Polifagia (fome excessiva), perda de peso e alteração no funcionamento de alguns orgãos.

Já na boca, os principais sintomas serão a Xerostomia, hálito cetônico, Periodontite, Candidíase e dificuldades na cicatrização. Em crianças a diabetes está associada a perda de cálcio, o que pode levar a uma hipoplasia de esmalte.

Por isso, é essencial que o cirurgião dentista tenha o costume de fazer uma boa anmnese. Aquelas perguntas clássicas "Você toma algum remédio?" ou "Tem algum problema de saúde" são essenciais para que o paciente relate a condição que ele tem.

Além disso, observar também fatores de risco associados a diabetes é importante, como por exemplo a obesidade e a pressão alta.

Vale destacar que, apesar de o paciente diabético compensado poder ser atendido de forma praticamente normal, o diabético descompensado merece atenção, inclusive, caso o procedimento odontológico necessite de anestesia, visto que anestésicos locais com vasoconstritores adrenérgicos, como a Epinefrina, Norepinefrina e Levonordefrina, devem ser evitados, pois podem induzir a um quadro de Hiperglicemia. Nestes casos a Mepivacaína 3% sem vasoconstritor é uma boa opção.

Mas, apesar das nossas atenções estarem focadas em diabéticos descompensados, o paciente diabético compensado também merece certa atenção, visto que possui maiores chances de desenvolver um quadro de Hipoglicemia durante o tratamento.

Por isso, ao se atender um paciente diabético, é recomendável que a consulta seja feita pela manhã, período no qual a Insulina atinge seu período máximo de secreção e onde temos os níveis de corticoesteróides endógenos mais elevados, o que permite ao paciente uma maior tolerância ao aumento de Adrenalina e da glicemia, que resulta de situações de estresse.

Outros pontos bastante importantes ao se atender um paciente diabético é que consultas longas devem ser evitadas, pois geram mais estresse. Além disso, o paciente deve se alimentar normalmente antes da consulta e manter uma boa higiene bucal.

Caso seja necessário um maior tempo de atendimento do que o previsto antes do procedimento, o cirurgião dentista deve interromper o atendimento ao observar qualquer sinal de Hipoglicemia e, caso seja necessário, pode até oferecer um alimento leve, como suco de frutas ou mel, para que os níveis de açúcar do paciente retornem ao normal.

No entanto, caso o paciente apresente uma crise hipoglicêmica, sintomas como palidez, tremores, taquicardia, sudorese, tontura, sonolência, confusão mental, fraqueza, cefaléia e visão turva estarão presentes. Se o controle dos níveis glicêmicos não for conseguido, o cirurgião dentista pode acionar o socorro médico, monitorando sinais vitais até que a ajuda chegue.

Bom, por causa de tudo isso que foi relatado no nosso artigo, a nossa RESPOSTA CORRETA será a LETRA B, Hipoglicemia.

Mas e ai, você acertou a questão de hoje?!!!

Qualquer dúvida é só deixar por aqui.
Abraços,
André Martins - Arriba Dentista