[Questão Comentada #8] Classificação das Lesões de Furca e Lesões Endoperio - Concurso Odontologia


E ai, tudo bom com você??

Hoje estou trazendo uma questão que fala sobre condições bastante comuns na periodontia: As lesões de furca e as lesões endoperio. Conhecer a teoria em torno destes assuntos é essencial para se fazer um bom diagnóstico, que determinará a forma de tratamento destes problemas.

Questão.
FCC - TRT - 2018 -15ª Região SP - Analista Judiciário Odontologia:

Qual o diagnóstico do caso clínico abaixo?
Dente 36 durante exame clínico apresentou bolsa de 10mm na mesial e 9mm na distal. A sondagem da área interradicular atingiu a largura total do dente 36, que apresenta teste de vitalidade positivo. O exame radiográfico apresenta perda óssea horizontal na altura do terço apical e defeito interradicular no dente 36.

A) Lesão de Furca Grau I
B) Lesão de Furca Grau II
C) Lesão de Furca Grau III
D) Lesão EndoPerio

RESPOSTA.
Um ponto bastante importante para resposta da nossa questão é quando o enunciado fala que o dente respondeu positivamente aos testes de vitalidade. Lesões endoperio ocorrem através de uma associação entre uma lesão endodôntica e periodontal.

Devido as bolsas profundas nas proximais, podemos observar claramente que o nosso dente possui um problema periodontal, contudo, a necrose pulpar está ausente, o que descarta a possibilidade de lesão endoperio.

Ao eliminar a possibilidade de lesão endoperio, sobramos com as lesões de furca nos seus diferentes graus.

Uma lesão de furca ocorre quando a perda óssea e ligamentar da periodontite afeta a área interradicular (de dentes que possuem mais de uma raiz, claro). Dependendo do grau da perda dos tecidos de suporte a lesão de furca pode ser classificada em grau I, II ou III.

Uma lesão de furca grau I é aquela onde a sonda de Nabers penetra até 3mm na região interradicular.
Já na lesão de furca grau II, a sona de Nabers irá penetrar mais de 3mm na região entre as raízes e, por último, teremos a lesão de furca grau III, onde a sonda irá penetrar em toda a porção interradicular. A imagem abaixo resume a classificação das lesões de furca:
Classificação das lesões de furca
RESPOSTA CORRETA: Letra C

André Martins - Arriba Dentista