[Questão Comentada #9] Classificação Resídos dos Serviços da Saúde - Concurso Público Odontologia


E ai, tudo bom com você???!!

Hoje estou trazendo uma questão de biossegurança, que fala sobre a classificação dos resíduos dos serviços da saúde. Apesar deste tema não ser muito frequente em provas de concurso público para dentistas, ele pega todo mundo de surpresa quando é visto nas provas.

Questão.
Cirurgião Dentista - EBSERH - HU - FURG - 2016 - Questão 33:
Os resíduos gerados no consultório odontológico são classificados em grupos para facilitar o gerenciamento adequado do seu descarte. Neste contexto, assinale a alternativa que apresenta um grupo de resíduos que não é produzido no consultório odontológico:

A) Grupo A
B) Grupo B
C) Grupo C
D) Grupo D
E) Grupo E

RESPOSTA
O lixo hospitalar ou resíduos de serviços da saúde (RSS) se dividem em 5 grupos: O Grupo A, B, C, D e E.

Os resíduos do Grupo A, podem se dividir em Grupo A1, A2, A3, A4 e A5, são aqueles onde se tem a concentração de agentes biológicos, que apresentam risco de causar uma infecção, como por exemplo, materiais com sangue e/ou excreções e líquidos orgânicos, meios de cultura. Todos os componentes citados neste parágrafo, são resíduos que podem ser gerados em consultório odontológico, o que torna a Letra A, incorreta.

Já os resíduos do Grupo B se dividem apenas em B1, B2 e B3 e são referentes a compostos químicos que podem causar danos a saúde e/ou ao meio ambiente, como por exemplo, medicamentos vencidos, resíduos tóxicos, corrosivos, explosivos e até substâncias de processamento radiográfico.


Os resíduos do Grupo C, são referentes a materiais sólidos ou líquidos radioativos, ou seja, que contenham radionuclídeos, que é um átomo instável que busca estabilidade através da liberação de radiação ionizante. Apesar de alguns consultórios odontológicos possuirem aparelhos de raio x, os dentistas não produzem este tipo de resíduos, visto que este tipo de material normalmente é obtido em laboratórios de análises clínicos, serviço de medicina nuclear ou radioterapia.

Por sua vez, os resíduos do Grupo D é referente ao descarte de materiais que não oferecem risco biológico. São equivalentes ao lixo doméstico, como por exemplo, papéis, restos de alimentos, materiais recicláveis.

E, por último, temos os resíduos do Grupo E materiais perfurocortantes e/ou escarificantes, como por exemplo limas endodonticas, brocas diamantadas (acredite, eu já cortei meu dedo com uma broca diamantada), agulhas, lâmina de bisturi e vários outros.


Portanto, através destas conclusões podemos observar que os resíduos radioativos do Grupo C não são produzidos em consultório odontológico e portanto é a nossa resposta correta.

RESPOSTA LETRA C

E ai, acertou a questão de hoje?

Abraços,
André Martins - Arriba Dentista