[Questão Comentada #12] Anestesia Local e Parestesia - Concurso Público de Odontologia


Olá, tudo bom com você??

Hoje estou trazendo uma questão sobre um dos temas que mais são cobrados em provas de concurso público de odontologia: A Anestesiologia.

Muitas vezes, ao administrar um anestésico local, o dentista pode observar algumas complicações. Entre elas está a parestesia, uma complicação rara, mas que apresenta sintomas bastante marcantes, fazendo com que seja essencial o conhecimento das suas causas e tratamentos.

Questão.
Entre os anestésicos locais abaixo utilizados na odontologia, a substância que mais tem chances de causar parestesia é a:

A) Lidocaína
B) Prilocaína
C) Mepivacaína
D) Bupivacaína

RESPOSTA:
A parestesia é uma complicação que, quando associada a anestesia local, possui várias causas:
-Trauma no nervo causado durante a injeção
-Uso de substância anestésica contaminada
-Presença de hemorragia em torno do nervo
-Uso de substância anestésica com maior neurotoxicidade

Para a resposta da nossa questão de hoje, o que interessa é a nossa última causa. Assim, vale destacar que, apesar de todos os anestésicos serem neurotóxicos, alguns apresentarão toxicidade maior do que outros, estando associados a parestesia.

Segundo Malamed, os anestésicos que mais possuem potencial para causarem parestesia serão a Articaína e a Prilocaína.

Em decorrência disso, diversos dentistas quiseram proibir o uso destas substâncias (principalmente da Articaína) para anestesia do Nervo Alveolar Inferior, contudo, após a publicação de vários artigos, a ocorrência de parestesia associada a substância anestésica escolhida foi considerada bastante baixa, não justificando a proibição.

RESPOSTA CORRETA: Letra B, Prilocaína

Abraços,
André Martins - Arriba Dentista