[Questão Comentada #14] Características Clínicas do Carcinoma Espinocelular - Concurso Público Odontologia


Olá, tudo bom com você?

Seja bem-vindo a mais uma questão de concurso público para dentistas resolvida aqui no blog. Hoje nós iremos estar conversando sobre o Carcinoma Espinocelular, uma das patologias mais cobradas nas provas de concurso.

Como falo no vídeo, se fosse para escolher três patologias para estudar na minha preparação para concurso público, eu escolheria o Cisto Dentígero, o Carcinoma Espinocelular e o Ameloblastoma, visto que as características clínicas, radiográficas e até classificação destes problemas são bastante cobrados nas provas.

Mas, enfim, vamos para a nossa questão:

Questão Exclusiva e Comemorativa de 4 mil seguidores no Instagram (@arribadentista):
O Carcinoma Oral de Células Escamosas tem apresentação clínica variada, exceto:

A) Exofítica
B) Endofítica
C) Leucoplasia
D) Eritroplasia
E) Nódulo Firme

RESPOSTA.
O Carcinoma Espinocelular é referente a 94% dos casos de câncer de boca, sendo o oitavo tipo de câncer mais comum em homens e décimo quinto mais frequente em mulheres. Nos Estados Unidos, aproximadamente 22.000 novos casos de carcinoma de células escamosas orais são diagnosticados a cada ano e pouco mais de 5.300 indivíduos morrem dessa doença anualmente.

Do mesmo modo que em vários outros carcinomas, o risco de câncer intraoral aumenta com o aumento da idade, especialmente para os homens, que costumam ter um contato maior com os fatores de risco.

Entre os fatores de risco do Carcinoma Espinocelular, temos os fatores extrínsecos, como o tabagismo, consumo de álcool, exposição ao sol e Sífilis e também os fatores intrínsecos, como a desnutrição e uma deficiência grave de ferro.

 Ao se manifestar clinicamente, o Carcinoma Espinocelular, pode apresentar as seguintes conformações:
-Leucoplasia: Lesão esbranquiçada
-Eritroplasia: Lesão avermelhada
-Eritroleucoplasia: Lesão esbranquiçada e avermelhada
-Exofítica: Lesão com superfície irregular, vegetante, papilar/verruciforme, com coloração vermelha ou branca
-Endofítica: Lesão com área central deprimida/escavada, com formato irregular e ulcerada. Pode possuir coloração vermelha ou branca

Normalmente, o tratamento do Carcinoma Espinocelular depende do estadiamento clínico da doença, mas pode variar entre excisão cirúrgica ampla (radical), radioterapia ou na combinação de cirurgia e radioterapia.

RESPOSTA CORRETA: Letra E

Abraços,
André Martins - Arriba Dentista