[Questão Comentada #3] Atendimento Odontológico do Paciente Anêmico - Concurso Odontologia


Olá, tudo bom com você?!

É bastante comum o dentista receber no consultório pacientes com alterações sistêmicas como a diabetes, pressão alta e até anemia, diante disto, conhecer a especificidade de cada caso é essencial, para o sucesso do tratamento odontológico.

Por isso, a nossa questão de hoje fala sobre o atendimento odontológico do paciente anêmico.

Bons estudos!

Questão.
Dentista - Prefeitura de Porto Nacional - TO - 2019:
Paciente foi ao dentista relatando boca seca e sensibilidade dental. Durante anamnese, relatou que tinha anemia de difícil controle após cirurgia bariátrica realizada há um ano. No exame clínico, o dentista constatou a presença de várias cáries. Qual anestésico é CONTRAINDICADO para o tratamento?

A) Lidocaína com norepinefrina
B) Mepivacaína com epinefrina
C) Prilocaína com felipressina
D) Bupivacaína com epinefrina

RESPOSTA.
Para o melhor entendimento na nossa resposta, é essencial nós conversarmos um pouco sobre a Anemia.

A anemia é uma condição onde se tem uma diminuição da quantidade de glóbulos vermelhos no sangue. É nós glóbulos vermelhos que fica a hemoglobina, substância que tem afinidade pelo oxigênio, sendo responsável, assim, pela oxigenação dos tecidos.

Diante disto, em um quadro de Anemia, o paciente apresentará sintomas como fraqueza, tontura, cansaço, palidez, falta de ar, dispnéia (dificuldade de respirar) ao esforço, entre outros.

Assim, ao descobrir, durante a anamnese que o paciente é anêmico, o cirurgião dentista deve evitar anestésicos que tenham chance de causar uma condição conhecida como Metahemoglobinemia.

A Metahemoglobinemia pode ser causada por grandes doses de Prilocaína, Articaína e Benzocaína (tópica), sendo um quadro que dificulta o transporte de oxigênio para os tecidos. Diante disto, nós poderíamos ter um quadro bastante complexo, se o paciente anêmico desenvolvesse um quadro de Metahemoglobinemia.

A Metahemoglobinemia ocorre, pois com o uso de grandes doses dos anestésicos citados, temos o acúmulo no sangue de uma substância conhecida como O-Toluidina, a qual inibe a ação da Metemoglobina Redutase, enzima responsável pela liberação da molécula de oxigênio da Hemoglobina.

Entre os sintomas da Metahemoglobinemia, temos dificuldade respiratória, mucosas cianóticas, tom de pele cinza pálido, cefaléia, fraqueza, taquicardia, entre outros.

Lembrando também que de todos os anestésicos citados, a Prilocaína estaria contraindicada em pacientes gestantes, devido as chances de Metahemoglobinemia e também devido ao seu vasoconstritor. Normalmente a Prilocaína vem associada à Felipressina, substância que possui estrutura semelhante a da Ocitocina, podendo levar a contrações uterinas na paciente grávida.

Portanto, atenção ao fazer uso destes anestésicos! ;)

RESPOSTA CORRETA: Letra C

Abraços,
André Martins - Arriba Dentista