[Questão Comentada #6] Fatores Determinantes, Predisponentes e Modificadores da Periodontite - Concurso Odontologia


E ai, tudo bom com você?

Provavelmente você como dentista ou futuro dentista já conhece bem as características da doença periodontal. A Periodontite é uma doença que causa a perda do osso e do ligamento, podendo ocasionar a perda dental. Tudo isto ocorre devido a presença de bactérias, que estimulam uma resposta inflamatória exacerbada, ocasionando na absorção dos tecidos de suporte.

A Periodontite é uma doença que é causada e alterada durante a sua progressão por vários fatores, e é sobre isso que iremos falar hoje.

Questão.
Dentista ESF - Prefeitura de Lucena - PB - 2019 - Questão 26:
É um fator modificador da Doença Periodontal:

A) Biofilme
B) Aparelho Ortodôntico
C) Tabagismo
D) Respiração Bucal
E) N.D.A

RESPOSTA:
A questão acima não é tão difícil, no entanto, resolvi trazer ela para debater as diferenças entre fatores determinantes, predisponentes e modificadores, visto que a Periodontite é uma doença multifatorial.

Fatores Determinantes: Serão aqueles imprescindíveis para que a doença ocorra. No caso da Periodontite o fator mais importante no seu aparecimento/desenvolvimento é o biofilme, visto que sem a presença bacteriana nós não teremos infecção e, consequentemente, não teremos quadro inflamatório nos tecidos de suporte.

Fatores Predisponentes: São aqueles que auxiliam em a ampliar os fatores determinantes. Na Periodontite, são considerados fatores predisponentes tudo aquilo que aumenta o acúmulo de placa, por exemplo, excesso de restauração, próteses mal adaptadas, restaurações mal polidas, dentes apinhados, aparelhos ortodônticos e até a má higiene.

Fatores Modificadores: São aqueles que modificam a progressão da doença, podendo exacerbar os sintomas presentes. Podem ser locais ou sistêmicos. Para Periodontite, os principais fatores modificadores serão a Diabetes, AIDS, Estresse e Tabagismo.

O tabagismo, resposta para nossa questão, diminui a circulação do tecido gengiva, fazendo com que as células de defesa encontrem dificuldades em chegar na gengiva e combater a infecção periodontal.

RESPOSTA CORRETA: Letra C

Abraços,
André Martins - Arriba Dentista