[Questão #19] Propriedades da Amoxicilina - Concurso Público de Odontologia


Olá, tudo bom com você?

Seja bem vindo a mais uma questão de concurso público comentada. Nesta questão nós vamos conversar um pouco sobre as propriedades da Amoxicilina, um dos antibióticos mais utilizados na odontologia.

Questão.

Prefeitura de Cerquilho - SP - 2019 - Questão 51:
A amoxicilina é um antibiótico bactericida de amplo espectro cujo mecanismo de ação é baseado na:

A) Inibição da síntese proteica pela ligação com o ribossomo 50S
B) Inibição da duplicação do DNA bacteriano
C) Inibição da síntese de RNA e DNA bacteriano
D) Inibição da biossíntese do mucopeptídeo da parede celular
E) Destruição da membrana plasmática bacteriana

RESPOSTA.
A Amoxicilina é uma Penicilina semi-sintética, que faz parte do grupo dos antibióticos beta-lactâmicos, que possuem o anel beta-lactâmico na sua estrutura. Ao contrário das Penicilinas naturais, as Penicilinas semi-sintéticas não são inativadas pelo suco gástrico e possuem ampla aplicação na odontologia.

Por isso, a Amoxicilina é indicada no pré e pós-operatório odontológico e até na profilaxia antibiótica, para prevenção de endocardite bacteriana, estando contra-indicada para pacientes alérgicos às Penicilinas.

Além disso, o enunciado da nossa questão fala que a Amoxicilina é um antibiótico Bactericida, o que significa que este medicamento tem um efeito letal sobre as bactérias, o que ocorre a partir da inibição da síntese da parede celular bacteriana.

Por atuar em uma estrutura bacteriana (parede celular), que não está presente em humanos, a Amoxicilina e outras Penicilinas no geral são praticamente atóxicas.

RESPOSTA CORRETA: Letra D

Abraços,
André Martins - Arriba Dentista