[Questão #20] Classificação dos Anti-Inflamatórios Não Esteroidais - AINES - Concurso Odontologia


E ai, tudo bom com você?

Estou trazendo hoje aqui para o blog uma questão de concurso público de odontologia que fala sobre a Nimesulida.

Questão.
Cirurgião Dentista - Prefeitura de Belo Horizonte - MG - 2018 - Questão 21:
“Dr. José, após a realização de um procedimento cirúrgico, em um paciente adulto, prescreveu como anti-inflamatório a nimesulida.” Sobre esse fármaco é correto afirmar que:

A) É uma inibidora seletiva de COX-2
B) É contraindicada para pacientes idosos
C) Possui apenas ação analgésica e anti-inflamatória
D) Não é indicada para pacientes que fazem uso de Varfarina
E) N.D.A

RESPOSTA
Dos critérios de classificação dos analgésicos e anti-inflamatórios, o mais importante é o que se baseia nos mecanismos de ação farmacológica.

Assim, temos os Fármacos Inibidores da Ciclooxigenase (COX):
Deste grupo faz parte uma importante família de medicamentos, denominada de anti-inflamatórios não esteroidais (ou AINEs), considerados os campeões de venda no quesito automedicação.

A potência anti-inflamatória dos AINEs varia de acordo com sua meia-vida plasmática e com a dose empregada. Além disso, apresentam diferentes perfis no que diz respeito aos efeitos adversos, em função de sua ação sobre a COX-1.

A COX-1 é uma enzima presente nas células em condições fisiológicas, principalmente nos vasos sanguíneos, plaquetas, estômago e rins, assim se acreditava que caso o AINE administrado afetasse a COX-1, todos estes orgãos/estruturas apresentariam alterações no seu funcionamento, o que traria efeitos colaterais ao paciente.

Já a COX-2 é expressa principalmente por células envolvidas no processo inflamatório, como macrófagos, monócitos. 

Diante disto, se criou a premissa de que um bom anti-inflamatório deveria ter ação máxima sobre a COX-2 e mínima sobre a COX-1. Assim, foram lançados os AINEs conhecidos como Coxibes (Celecoxibe, Rofecoxibe, Valdecoxibe, Etoricoxibe), que reuniam as duas qualidades ideias de um AINE: Uma alta eficácia e baixa toxicidade, por inibirem a COX-2 de forma seletiva ou praticamente específica.

Porém, o desenvolvimento destes fármacos, não levou em conta outros riscos trazidos pela inibição seletiva da COX-2, uma vez que esta enzima também desempenha papel importante em processos fisiológicos, como a regulação renal da excreção de sal através da Renina, a homeostasia da pressão arterial e o controle da agregação plaquetária pelo endotélio vascular.

Assim, hoje os AINES são dividios em dois grandes grupos:
-Inibidores Não Seletivos da COX-2: Ibuprofeno, Cetoprofeno e Diclofenaco
-Inibidores Seletivos da COX-2: Coxibes, Nimesulida, Meloxicam

RESPOSTA CORRETA: Letra A

Abraços,
André Martins - Arriba Dentista