[Questão #18] Classificação das Interações Medicamentosas - Concurso Público de Odontologia


E ai, tudo bom com você?

Estou trazendo hoje uma questão de concurso público para dentistas que fala sobre interações medicamentosas, assim, para aproveitar o vídeo eu amplio a minha resposta e falo sobre a classificação destas interações.

Questão.
Em alguns casos a ação de um ou ambos os fármacos pode ser diminuida ou completamente perdida. Isto pode ocorrer com administração simultânea de:

A) Tetraciclinas e Analgésicos
B) Clindamicinas e Corticoides
C) Penicilinas e Contraceptivos Orais
D) Metronidazol e Anti-Inflamatórios
E) Cefalosporinas e Descongestionantes Nasais

RESPOSTA.

As interações farmacológicas são modificações na intensidade e na duração da resposta de um fármaco, devido à ingestão simultânea de outro fármaco, álcool etílico ou determinados alimentos. Isso pode potencializar ou reduzir os efeitos dos fármacos, com prejuízos ao tratamento.

Contudo, nem sempre essa relação é maléfica, pois algumas das interações farmacológicas são até mesmo desejáveis na clínica odontológica. O exemplo clássico diz respeito à associação do sal anestésico a um vasoconstritor.

Nesse sentido, deve-se destacar a importância da anamnese, quando, por meio de perguntas, o dentista pode traçar o perfil do paciente a ser atendido. Vale destacar que em um paciente saudável (ASA I), o risco de interações adversas fica restrito aos fármacos que o próprio profissional poderá prescrever ou administrar.

Mas, em pacientes com algum problema crônico de saúde, os fármacos receitados pelo dentista, podem interagir com medicamentos receitados anteriormente.

Diante disto, as interações medicamentosas podem ser classificadas em cinco tipos:
-Antagonismo: Indica uma interação que diminui a resposta clínica de um fármaco quando um segundo fármaco é administrado.
-Potencialização: Quando a combinação de dois fármacos que não apresentam atividade farmacológica comum resulta em uma resposta maior que a normal.
-Inesperada: É uma reação não observada em relação a ambos os fármacos, quando administrados de forma isolada.
-Somação: Resposta aumentada que ocorre quando fármacos com ações e efeitos similares são administrados em conjunto.
-Sinergismo: Quando a interação produz uma resposta exagerada, maior que a conseguida com ambos os fármacos administrados individualmente, na máxima dose efetiva.

Mas, para a nossa questão, a resposta correta será a letra C, visto que a administração de determinados antibióticos (como a Penicilina) causa um efeito de antagonismo sobre contraceptivos orais.

RESPOSTA CORRETA: Letra C

FONTE: Terapêutica Medicamentosa em Odontologia - Eduardo Dias de Andrade - 3ª Edição

Abraços,
André Martins - Arriba Dentista