Aula de Anatomia Dental - Anatomia do Canino Inferior - Dente 33 e Dente 43

Aula de anatomia dental - Canino Inferior

E ai, tudo bom com você?

Seja bem vindo a mais uma aula de anatomia dental, e hoje nós iremos falar sobre a anatomia do canino inferior. Nesta aula, nós encerraremos a parte da anatomia dental que fala dos dentes anteriores, assim, nos próximos artigos, iremos começar a discussão da anatomia mais complexa dos pré-molares.

Mas, esta aula de anatomia dental vai funcionar igual todas as outras. Inicialmente nós iremos discutir as diferenças do canino inferior para outros dentes da arcada e, depois, iremos falar sobre características individuais dos caninos inferiores, os dentes 33 ou 43.

Diferenças Entre Incisivos e o Canino Inferior:


Eu gostaria de começar esta aula trazendo as imagens abaixo, que são imagens bastante conhecidas para quem já acompanhou os outros posts e vídeos.Nelas, nós podemos perceber as diferenças entre as faces vestibulares de incisivos e caninos. Note como os incisivos possuem faces vestibulares de formato trapezoidal, enquanto o canino inferior possui face vestibular de formato pentagonal.
Diferenças entre os incisivos e o canino inferior

Além disso, para apontar mais algumas diferenças,no incisivo central superior, a distância mesiodistal da face vestibular vai ser maior do que todos os outros dentes nas nossas imagens e, o incisivo lateral superior irá possuir um ângulo distoincisal MUITO arredondado, característica já mencionada em várias aulas.

Para encerrar a diferença entre o canino inferior e os incisivos, vale destacar que os incisivos inferiores, irão ter uma distância mesiodistal bastante curta, com um achatamento mesiodistal da raiz bem característico, o que não é tão evidente no canino inferior, que é um dente mais volumoso/robusto.

Diferenças Entre o Canino Inferior e o Canino Superior:


Muitos estudantes possuem dificuldades em diferenciar o canino superior do canino inferior, e por isso, considero esta uma das partes mais importantes desta aula de anatomia dental. Por isso, preste bastante atenção nas imagens abaixo:

Diferenças entre o canino inferior e o canino superior
Note como o canino inferior possui uma coroa mais alongada do que o canino superior, o qual terá uma anatomia mais arredondada. Devido a isto, o canino inferior irá ter bordas mesial e distal da face vestibular mais retilíneas e paralelas entre si, no entanto, no canino superior, as bordas mesial e distal irão estar bastante divergentes.

Além disso, um ponto importante, é que devido a presença da cúspide, o canino inferior, assim como o superior, terá a borda incisal (da face vestibular) dividida em aresta mesial e aresta distal e, em grande parte dos casos, os ângulos mesio e distoincisal dos caninos inferiores e superiores serão bastante semelhantes, o que dificulta a diferenciação por esta característica.

Acho importante mencionar isso, pois a diferenciação dos incisivos era feita principalmente pelos ângulos mesio e distoincisal, no entanto, deve-se ter atenção ao usar isso como base de comparação para os caninos. Por isso, se atenha mais a inclinação das bordas mesial e distal e as características de alongamento ou arredondamento da coroa.

No início pode parecer difícil diferenciar o canino superior do inferior, contudo, este processo vai ficando automático no decorrer dos seus estudos.

Mas, agora chegamos ao final da diferenciação do canino inferior para outros dentes e iremos para a discussão das características individuais do canino inferior, as quais irão permitir que você diferencie o dente 33 do dente 43.


Canino Inferior – Face Vestibular:

Face Vestibular - Anatomia do Canino Inferior
Como já mencionado, o canino inferior, devido a presença da cúspide, irá ter a borda incisal divida em aresta mesial e distal. E, algo muito importante é que a aresta mesial irá ser menor do que a aresta distal (isto ajuda demais na diferenciação entre os lados).

Além disso, a borda mesial da face vestibular vai ser maior e mais retilínea do que a borda distal, a qual, claro, será menor e mais arredondada. Por isso, o ângulo distoincisal é mais arredondado do que o ângulo mesioincisal (o que é perceptível principalmente na imagem acima onde temos as flechas vermelhas).

E, para encerrar a análise da face vestibular do canino inferior, se uma linha for traçada do vértice da cúspide do canino inferior até a cervical, é possível perceber que a porção distal irá ser maior do que a porção mesial.


Canino Inferior - Face Lingual:

Face Lingual - Anatomia do Canino Inferior
Na face lingual também podemos ver a diferença de tamanho entre as arestas mesial e distal. No entanto, apesar de o canino inferior também ter cristas marginais, cíngulo e fossa lingual, estas estruturas irão se apresentar de forma mais discreta do que no canino superior.

E, inclusive, no canino inferior a crista média muitas vezes não vai estar presente e, nestes casos, a fossa lingual não estará dividida em mesial e distal. No entanto, se a crista média estiver presente, a divisão da fossa lingual irá ocorrer, mas a crista não vai ser tão volumosa quanto no canino superior.

Canino Inferior - Face Mesial e Face Distal:


Faces mesial e distal - Anatomia do Canino Inferior
As faces proximais, assim como nos incisivos, terão formato triangular com base voltada para a cervical e ápice para a incisal. Nos caninos inferiores, uma característica legal para se analisar é que se este dente for estudado pela mesial, ele irá ter uma borda vestibular menos inclinada e convexa do que se o estudo for feito pela face distal, onde é possível observar que a borda vestibular vai ter um arredondamento maior.

E, além disso, as curvaturas das linhas cervicais mesial e distal podem ser analisadas. E, como você pode observar nas nossas imagens a curvatura da linha cervical mesial vai ser maior do que na linha cervical distal, diferença bastante evidente nos caninos inferiores, mas que mesmo assim, pode variar de dente para dente e deve ser analisada com cuidado.

Canino Inferior - Anatomia Radicular:

Anatomia Radicular - Anatomia do Canino Inferior
E, para encerrar esta aula, nós iremos fazer o estudo da raiz do canino inferior. Este dente, assim como nos incisivos inferiores, irá ter uma raiz achatada no sentido mesiodistal. Apesar deste achatamento não ser tão grande como nos incisivos, no canino inferior, nós também teremos uma raiz com um sulco mesial e outro distal, o qual é mais profundo.

Um outro ponto que vale  destacar é que a raiz do canino inferior vai ser inclinada para a distal, mas esta também é uma característica variável e que deve ser analisada de forma complementar a todas as outras características mencionadas neste artigo.

E, além de tudo isso, 5% dos caninos inferiores são birradiculares e, quando isso ocorrer, nós teremos uma raiz vestibular e outra lingual.

Anatomia do Canino Inferior – Resumo em Vídeo:


Caso seja de sua preferência, todo este resumo de anatomia dental está disponível em vídeo, que você pode a cessar logo abaixo:



Anatomia Dental – Tabelas Resumidas Para Impressão:


Além deste artigo e da videoaula de anatomia dental, aqui no Arriba Dentista, você também tem acesso a tabelas resumidas com todas as principais características dos dentes. Estas tabelas foram feitas de forma simples para impressão, como você pode ver logo abaixo:
Exemplo de uma das tabelas disponíveis
As tabelas possuem um valor simbólico, mas com certeza irão facilitar demais os teus estudos na hora da prática. Para download é só clicar no botão abaixo:
.
Mas, por hoje era isso, muito obrigado por acompanhar este artigo até aqui e eu te vejo na próxima.

André Martins - Arriba Dentista