[Questão #32] Ameloblastoma - Características Clínicas, Radiográficas e Histopatológicas - Odontologia Concursos


E ai, tudo bom com você?

Seja bem-vindo a mais uma questão comentada de concurso público de odontologia. E a questão de hoje, assim como a #31, também foi retirada da prova de Turvo (SC), feita no ano de 2019.

Esta questão, eu considero bastante importante para estudo, pois fala de uma das patologias bucais mais cobradas nas provas de concurso, o Ameloblastoma. Por isso, na resposta, nós iremos conversar sobre as características clínicas, radiográficas e histológicas da lesão.

Bons estudos!

Questão.
Odontólogo - Prefeitura de Turvo (SC) - 2019 - Questão 20:
Os ameloblastomas são tumores que se originam do epitélio odontogênico, são tumores de crescimento lento, localmente invasivos, que têm um curso benigno na maioria dos casos. Tumores grandes muitas vezes apresentam combinações de aspectos microscópicos.

Qual das alternativas representam os padrões histológicos mais comuns:

A) Folicular e plexiforme
B) Acantomatoso e células granulares
C) Desmoplásico e células basais
D) Plexiforme e células basais
E) Desmoplásico e células granulares

RESPOSTA
Ameloblastoma com expansão das corticais ósseas
O Ameloblastoma é o tumor odontogênico clinicamente significativo mais comum, assim, a frequência do Ameloblastoma se iguala a de todos os outros tumores odontogênicos, se excluindo apenas os Odontomas.

Vale destacar também que os Ameloblastomas são tumores originados do epitélio odontogênico e vão ser lesões de crescimento lento, localmente invasivos e com curso benigno na maioria dos casos. Parestesia e dor são sintomas raros, mas a expansão das corticais ósseas normalmente está presente.

Clinicamente, o Ameloblastoma pode se apresentar de três maneiras:
Sólido convencional ou Multicístico (86% dos casos)
Unicístico (13% dos casos)
Periférico ou Extraósseo (1% dos casos)

Além disso, o Ameloblastoma não tem uma predileção por gênero e afeta uma faixa etária bastante variada e ampla, mas esta patologia vai ser rara em crianças abaixo dos 10 anos e no grupo dos 10 aos 19 anos. O local mais comum do aparecimento do Ameloblastoma é a região posterior de mandíbula. Outras regiões são afetadas com a frequência descrita na imagem abaixo.
Localizações possíveis do Ameloblastoma
A apresentação radiográfica mais comum é a de uma lesão multilocular, com aspecto de "bolhas de sabão" ou "favos de mel". A reabsorção das raízes dos dentes adjacentes e, em muitos casos, a lesão pode estar associada a um terceiro molar inferior não irrompido.
Aspecto radiográfico em bolhas de sabão ou favos de mel
Outra apresentação radiográfica do Ameloblastoma, vai ser na forma de uma lesão radiolúcida unilocular, semelhante a uma lesão cística, no entanto, em caso de Ameloblastoma, as bordas da lesão serão festonadas de maneira irregular.

Mas, para a nossa questão, o que importa é o padrão histológico do Ameloblastoma. Diante disto, vale destacar que esta lesão vai ter características histológicas bastante variadas, mas os padrões mais comuns de todos vão ser o Folicular e o Plexiforme.

O Padrão Folicular vai envolver a presença de ilhas de epitélio em meio a um tecido conjuntivo fibroso. Os ninhos epiteliais consistem em uma região central de células angulares arranjadas frouxamente, lembrando o retículo estrelado de um órgão do esmalte. Uma única camada de células colunares altas, semelhantes a ameloblastos, cerca essa região central.

Já o Padrão Plexiforme vai envolver cordões longos de epitélio odontogênico dispostos em tecido conjuntivo frouxo. Estes cordões são delimitados por células colunares ou cúbicas, semelhantes a ameloblastos, circundando as células epiteliais arranjadas mais frouxamente.

Para encerrar, vale destacar que o tratamento para o Ameloblastoma vai envolver a curetagem ou a ressecção em bloco, no entanto, este é preferível do que aquele, devido as chances de recidiva que são bem menores.

RESPOSTA CORRETA: Letra A

Abraços,
André Martins - Arriba Dentista