[Questão #30] Armazenamento de Dentes Avulsionados - Trauma Dentoalveolar - Odontologia Concursos


E ai, tudo bom com você?

Entre os traumas dentoalveolares, podemos ter: Concussaõ, Subluxação, Extrusão, Intrusão, Luxação Lateral e Avulsão. Conhecer as características clínicas e radiográficas, além das possibilidades de tratamento para estas condições, é algo essencial para qualquer prova de concurso público de odontologia.

Hoje, nós iremos falar sobre a avulsão, cujo protocolo clínico de tratamento é o mais cobrado nas provas.

Bons estudos!

Questão Exclusiva.
Entre os meios de armazenamento de dentes avulsionados, o menos indicado é:

A) Leite
B) água da Torneira
C) Saliva
D) Água de Coco
E) Solução Salina de Hank

RESPOSTA
Avulsão é quando o dente sai do alvéolo por completo

A avulsão, ocorre quando o dente sai completamente do alvéolo. Se o dente avulsionado for um dente permanente, o reimplante imediato deve ser feito, contudo, caso isso não seja possível, o dente deve ser armazenado em um meio favorável para que as células do ligamento periodontal sejam preservadas, até que o paciente visite um dentista que possa realizar o reimplante.

Dentre os principais meios de armazenamento para dentes avulsionados, temos aqueles mencionados na nossa questão: Solução Salina Balanceada de Hank, Leita, Água de Coco, Saliva e Água da Torneira.

A Solução Salina Balanceada de Hank é um produto bastante utilizado na Europa e nos Estados Unidos, visto que nestes países, a população já possui uma certa orientação/cultura em relação a Avulsão Dental. Além disso, vale destacar que esta solução é rica em células, nutrientes e tem um PH adequado que auxilia a manter as células do ligamento periodontal com vitalidade.

No entanto, no Brasil a Solução Balanceada de Hank não é um produto encontrado com tanta facilidade, por isso, no nosso país, um dos métodos de armazenamento mais utilizado é o Leite, o qual possui PH adequado, boa osmolaridade, vários nutrientes, além de passar pela pasteurização, que auxilia na redução da quantidade de bactérias.

Além disso, a nossa questão cita a Água de Coco, a qual também é um método de armazenamento viável, pois é rica em aminoácidos e possui uma boa osmolaridade, devido a presença de açucares como a Glicose e a Frutose.

Já a Saliva é um método que pode ser utilizado, por períodos curtos de tempo, no entanto, a Saliva é rica em bactérias e enzimas que são prejudiciais as células do ligamento. Assim, a principal vantagem da Saliva para o armazenamento de dentes avulsionados é que ela é um método que o paciente "sempre tem em mãos", mas que deve ser usado somente em último caso.

Por último, temos a água da torneira, o pior de todos os métodos de armazenamento citados pela nossa questão. A água da torneira é rica em bactérias e tem uma osmolaridade péssima, que causa a lise das células do ligamento remanescentes na raiz dental.

RESPOSTA CORRETA: Letra B

Abraços,
André Martins - Arriba Dentista