[Questão #23] Caso Clínico de Patologia Bucal - Tumores Odontogênicos - Odontologia Concursos


E ai, tudo bom com você?

A nossa questão comentada de concurso público de odontologia é um caso clínico de patologia bucal, que fala sobre uma condição bastante rara, bastante difícil de o dentista encontrar, mas que de vez em quando tem as suas características clínicas e radiográficas cobradas nas provas de concurso.

Bons estudos!

Questão.
Dentista - Prefeitura de Aroroeiras - PB - 2019 - Questão 23:
Paciente do sexo masculino, 37 anos, buscou atendimento odontológico, com limitação de abertura bucal e discreto aumento de volume na região posterior da mandíbula no lado direito, indolor. Exames radiográficos demonstraram a persença de lesão radiolúcida extensa com áreas de calcificações dispersas, associadas ao terceiro molar não irrompido.

Qual o possível diagnóstico dessa lesão?
A) Granuloma Piogênico
B) Fibro-odontoma Ameloblástico
C) Odontoma
D) Tumor Odontogênico Epitelial Calcificante
E) Fibroma

RESPOSTA
Características radiográficas do Tumor Odontogênico Epitelial Calcificante

A resposta para a nossa questão é o Tumor Odontogênico Epitelial Calcificante e, devido a raridade deste tumor (foram registrados cerca de 200 casos até hoje), eu considero esta questão de um nível difícil.

Vale destacar que o Tumor Odontogênico Epitelial Calcificante também é conhecido como Tumor de Pindborg e ele representa 1% dos casos de tumores odontogênicos. Mas, apesar de ser de origem odontogênica, esta lesão possui características histológicas bastante incertas.

As pessoas mais afetadas pelo Tumor Odontogênico Epitelial Calcificante são aquelas que estão entre 30 e 40 anos, no entanto, a lesão não tem predileção por gênero e pode ser encontrada em pacientes de qualquer idade.

A área mais afetada pelo Tumor Odontogênico Epitelial Calcificante é a região posterior de mandíbula, onde dois terços de todos os casos registrados foram encontrados e, além disso, vale lembrar que este tumor se manifesta a partir de um aumento de volume indolor e de crescimento lento, como inclusive, é relatado no nosso enunciado.

Radiograficamente, o Tumor Odontogênico Epitelial Calcificante, se apresenta como uma lesão radiolúcida unilocular (mais comum em maxila) ou multilocular, com margens festonadas e bem definidas e, apesar de a lesão as vezes ser completamente radiolúcida, o tumor pode apresentar estruturas calcificadas de tamanhos e diferentes densidades (padrão de flocos de neve). É bastante comum o Tumor Odontogênico Epitelial Calcificante estar associado a um dente impactado (principalmente um molar inferior).

O tratamento para o Tumor Odontogênico Epitelial Calcificante envolve a ressecção cirúrgica com margem de segurança ou curetagem, no entanto, esta possui maiores chances de causar recidiva.

Para encerrar, vale lembrar que antigamente se acreditava que o Tumor Odontogênico Epitelial Calcificante tinha um comportamento semelhante ao do Ameloblastoma, contudo, hoje se sabe que ele é bem menos agressivo. 

RESPOSTA CORRETA: Letra D

Abraços,
André Martins - Arriba Dentista