[Questão #28] Classificação dos Materiais de Moldagem - Propriedades dos Elastômeros - Odontologia Concursos


E ai, tudo bom com você?

Hoje nós iremos resolver mais uma questão de concurso público sobre dentística/materiais dentários, que fala sobre os materiais elastômeros. Por ser algo, bastante cobrado nas provas de concurso de odontologia, além do subproduto do Silicone de Condensação, nós iremos ver também algumas propriedades dos elastômeros, assim como a classificação dos materiais de moldagem.

Bons estudos!

Questão Exclusiva.
Qual o subproduto do Silicone de Condensação

A) Ácido Fosfórico
B) Sulfato Férrico
C) Álcool Etilico
D) Dimetilmetacrilato
E) Óxido de Zinco

RESPOSTA
Exemplo de moldagem feita com elastômeros

Para iniciar a resposta, vale destacar que a classificação dos materiais de moldagem, divide estes materiais em dois grandes grupos: Os materiais Anelásticos e Elásticos.

Os materiais Anelásticos, possuem como exemplo a Godiva e a Pasta de Óxido de Zinco e Eugenol (ZOE). Estes materiais não possuem subdivisões na sua classificação, ao contrário dos materiais Elásticos, que podem ser separados em Hidrocolóides ou Elastômeros.

Os Hidrocolóides podem ser Reversíveis ou Irreversíveis (Alginato) e, como exemplo de Elastômeros nós teremos quatro materiais, o Poliéter, Silicone de Condensação, Silicone de Adição e Polisulfetos (Mercaptana).

O Poliéter e o Silicone de Adição sofrem polimerização por adição e não irão ter subprodutos, o que proporciona uma maior estabilidade dimensional e permite que o vazamento do molde possa ser feito após alguns dias. Devido as suas propriedades, estes materiais possuem maior custo.

Já o Silicone de Condensação e Mercaptana sofrem polimerização por condensação, que ocorre a partir da geração de subprodutos. Para o Silicone de Condensação, o subproduto é o álcool etilíco, enquanto para a Mercaptana, o subproduto é a água. Grave isto, pois muitas provas de concurso público de odontologia trocam os subprodutos para re confundir.

Diante disto, vale destacar que o Silicone de Condensação e Mercaptana não terão uma estabilidade dimensional muito boa e, assim, o vazamento do molde deve ser feito de maneira quase imediata.

RESPOSTA CORRETA: Letra C

Abraços,
André Martins - Arriba Dentista