[Questão #26] Composição da Resina Composta - Resumo de Materiais Dentários - Odontologia Concursos


E ai, tudo bom com você?

Hoje estou trazendo uma questão de concurso público de odontologia que fala sobre materiais dentários. Esta matéria é bastante presente nas provas de concurso, principalmente ao abordar pontos sobre materiais bastante usados na atenção básica, como a resina composta e o cimento de ionômero de vidro.

Neste artigo, nós vamos conversar um pouco sobre a composição da resina composta.

Bons estudos!

Questão.
Dentista - Prefeitura de Cerquilho - SP - 2019 - Questão 50:
O conhecimento dos materiais odontológicos e suas indicações são fundamentais para o sucesso clínico do tratamento. Sobre resinas compostas, é correto afirmar:

A) A matriz orgânica é responsável pelas propriedades mecânicas das resinas
B) A principal função da carga inorgânica é melhorar as características mecânicas das resinas compostas
C) As partículas de carga inorgânica tem adesão direta à matriz orgânica, o que aumenta a durabilidade das resinas compostas
D) As resinas do tipo micropartículas são indicadas em situações que exigem maior resistência mecânica
E) As resinas do tipo "flow" apresentam maior viscosidade e maior fluidez

RESPOSTA
O ponto mais importante para resposta da nossa questão vai envolver a composição das resinas compostas. Estes materiais possuem três componentes: Partículas Inorgânicas, Matriz Orgânica e Agentes de União.

As partículas inorgânicas, também são conhecidas como "de carga" e são referentes à Sílica Coloidal, o Quartzo e Partículas de vidro. Este componente está presente pois auxilia na melhora da resistência mecânica do material, o que aumenta a resistência a tração, compressão, abrasão e até o módulo de elasticidade.

Já em relação a matriz orgânica, nós teremos vários componentes, como os monômeros resinosos, inibidores de polimerização, modificadores de cor e sistema iniciador. Vale destacar que os monômeros vão ser os componentes presentes em maior quantidade, visto que eles possuem a função de formar cadeias poliméricas durante a fotopolimerização.

Além disso, um outro ponto relevente para a nossa resposta é que a matriz orgânica não tem adesão direta as partículas inorgânicas. Para que estas duas porções sejam unidas quimicamente é necessário um agente de união, que é composto por um Silano.

Para encerrar, vale destacar que uma das primeiras resinas a ser desenvolvida foi a resina de Macropartículas. Esta resina era amplamente utilizada em dentes posteriores, devido a sua capacidade em suportar as forças da mastigação, no entanto, este material tinha uma estética bastante deficiente, assim como a lisura superficial, o que favorecia o acúmulo de placa bacteriana. Estas resinas não são mais comercializadas atualmente.

Mas, diante da necessidade de materiais com melhor estética, foram desenvolvidas as resinas de micropartículas, as quais possuem como principais vantagens uma ótima lisura superficial, além de uma estética muito boa. Contudo, estes materiais não são indicados para locais ondem se tem a incidência de forças mastigatórias, devido a sua baixa resistência. Assim, as resinas de micropartículas podem ser usadas principalmente em restaurações classe III, nas proximais de dentes anteriores.

RESPOSTA CORRETA: Letra B

Abraços,
André Martins - Arriba Dentista