[Questão #33] Cristalização do Amálgama - Materiais Dentários - Odontologia Concursos


E ai, tudo bom com você?

Seja bem-vindo a mais uma questão comentada de concurso público de odontologia. E a questão de hoje é sobre materiais dentários, um assunto que muita gente não gosta mas que pode ser encontrado nas provas de concurso, principalmente ao abordar propriedades de materiais bastante usados na atenção básica.

Diante disto, a nossa questão fala sobre o Amálgama, um material que não é mais tão utilizado, mas que continua sendo um excelente material restaurador pela facilidade de uso, resultados duráveis e pelo alto desempenho em dentes posteriores. Os problemas de estética são normalmente mínimos devido à localização pouco aparente das restaurações

Bons estudos!

Questão.
Cirurgião Dentista - USP - 2012 - Questão 34:
Levando-se em conta as fases gama, gama 1 e gama 2 presentes na reação de amalgamação, podemos afirmar:

A) A fase gama é a mais resistente de todas
B) A fase gama 1 é a mais resistente de todas
C) A fase gama 2 é a mais resistente de todas
D) Todas tem resistências iguais
E) A fase gama 2 é mais resistente que a fase gama 1

RESPOSTA
Reação de cristalização do Amálgama
 Para compreender a resposta, é ideal que você entenda como que funciona a reação de cristalização do Amálgama, demonstrada na imagem acima.


Ao se fazer a mistura da liga metálica com o mercúrio, vamos ter a criação de 3 fases, durante o processo de amalgamação:
-Fase Gama: Parte da liga metálica que não reage com Mercúrio
-Fase Gama 1: Prata que reagiu com o Mercúrio
-Fase Gama 2: Estanho que reagiu com Mercúrio

De todas estas, a fase Gama é a mais resistente de todas, possuindo uma resistência 3 vezes maior que a fase Gama 1 e 7 vezes maior que a fase Gama 2, a menos resistente das três.

Assim, vale destacar que o Amálgama convencional é um material que possui  maiores quantidades de fase Gama 2 do que o Amálgama com alto teor de Cobre, onde a fase Gama 2 foi minimizada e a resistência do material amplamente melhorada.

O excesso de fase Gama 2 favorece a dissolução do material, que resulta em porosidade e enfraquece significativamente a qualidade da restauração.

RESPOSTA CORRETA: Letra A

Abraços,
André Martins - Arriba Dentista