[Questão #29] Estrutura Molecular e Propriedades dos Anestésicos Locais - Odontologia Concursos


E ai, tudo bom com você?

A questão de concurso público de hoje é sobre anestesiologia e, mais especificamente, sobre a estrutura molecular e propriedades dos anestésicos locais, assunto amplamente cobrado nas provas de concurso de odontologia e que você não pode deixar de estudar antes de prestar concurso.

Bons estudos!

Questão Exclusiva.
Anestésico com rápido início de ação, baixa solubilidade e alta taxa de ligação proteíca. É metabolizado no fígado e no plasma sanguíneo e, por isso, tem meia vida plasmática mais curta. Este anestésico é:

A) Bupivacaína
B) Mepivacaína
C) Prilocaína
D) Articaína
E) Lidocaína

RESPOSTA
A. Molécula Tiípica / B. Anestésico Éster / C. Anestésico Amida
Os anestésicos locais possuem moléculas compostas por três partes: Porção Hidrofílica, Porção Lipofílica e Cadeia Intermediária.

A porção Lipofílica é referente a um anel aromático, como pode ser visualizado na imagem acima. É a parte Lipofílica que permite a passagem do anestésico local pela membrana da célula nervosa, para que o medicamento alcance o citoplasma do axônio e exerça seu efeito.

Já a porção Hidrofílica, é representada por uma Amina Terciária. Esta parte é essencial pois irá interagir com os receptores celulares. A molécula de Amina Terciária é ionizável e, além de determinar a velocidade de ação do anestésico local, ela sofre alterações de acordo com o PH do meio (por isso o anestésico local não é eficaz em áreas inflamadas).

Por último, temos a cadeia intermediária, que irá ligar a parte Lipofílica à porção Hidrofílica. Esta cadeia intermediária pode ser um Éster ou uma Amida e é isto que determina a classificação do anestésico local.

Como exemplos de anestésicos Amida, temos a Bupivacaína, Lidocaína, Prilocaína, Mepivacaína, Articaína.

E, como exemplos de ésteres, temos a Benzocaína, Procaína, Tetracaína e Cloroprocaína.

Para encerrar a nossa resposta, vale destacar que os anestésicos do tipo Éster são metabolizados/hidrolisados no plasma sanguíneo, por enzimas conhecidas como Colinesterases Plasmáticas, enquanto as Amidas são metabolizadas por enzimas hepáticas, no fígado.

No entanto, o nosso enunciado menciona um anestésico metabolizado tanto no fígado quanto no plasma sanguíneo e este fármaco será a Articaína. Apesar de ser uma Amida, a Articaína é considerada uma Amida Intermediária, pois possui na sua estrutura grupos Éster e Amida e, por isso, é metabolizada em mais de um local.

RESPOSTA CORRETA: Letra D

Abraços,
André Martins - Arriba Dentista