[Questão #34] Formas Farmacêuticas Sólidas - Odontologia Concursos


E ai, tudo bom com você?

Seja bem-vindo a mais uma questão comentada de concurso público para dentistas. E hoje, nós iremos conversar sobre as formas farmacêuticas, as quais podem ser divididas em sólidas ou líquidas.

As formas farmacêuticas sólidas serão: Comprimidos, Drágeas, Cápsulas e Granulados.

E as formas farmacêuticas líquidas serão: Suspensão, Emulsão, Aerosol e Solução.

Bons estudos!

Questão.
Cirurgião Dentista - USP - 2012 - Questão 14:
1. Forma farmacêutica sólida onde é permitido o fracionamento, ou seja, ao se fazer a divisão, o princípio ativo será dividido pela metade
2. Forma farmacêutica sólida onde o princípio ativo da droga é liberado de forma prolongada ou programada

As formas farmacêuticas citadas por Andrade em 2006, são respectivamente:

A) 1. Comprimidos; 2. Drágeas
B) 1. Drágeas; 2. Comprimidos
C) 1. Cápsulas; 2. Drágeas
D) 1. Drágeas; 2. Cápsulas
E) 1. Comprimidos; 2. Cápsulas

RESPOSTA
Exemplos de formas farmacêuticas sólidas

Para debater a resposta da nossa questão, inicialmente é ideal conhecer as definições de cada uma das formas farmacêuticas sólidas. As definições abaixo foram retiradas do livro de Eduardo Dias de Andrade (Terapêutica Medicamentosa em Odontologia), a mesma fonte que o autor da questão utilizou.

Comprimidos: Com forma e tamanhos variados, são obtidos pela compressão de pós de substâncias medicamentosas secas, com ou sem excipiente inerte. Podem ser formulados para se dissolver em água, antes de serem deglutidos, na própria cavidade bucal (uso por via sublingual), no estômago ou intestinos.

Drágeas: São comprimidos que recebem um ou mais revestimentos externos, seguidos de polimento, com o objetivo de mascarar o sabor e o odor desagradável de certos princípios ativos ou minimizar os efeitos agressivos à mucosa gástrica.

Cápsulas: São receptáculos (gelatinosos ou gastroresistentes) de forma e dimensão variadas, contendo em seu interior substâncias medicinais sólidas, líquidas ou mesmo pastosas. Nas Cápsulas, o princípio ativo da droga é liberado de forma prolongada ou programada.

Granulados: São fórmulas constituídas de um aglomerado, contendo um ou mais princípios ativos, associados com excipiente sob a forma de grãos ou fragmentos cilíndricos.

Cada uma destas formas farmacêuticas terá suas vantagens e desvantagens, o que definirá suas indicações e contra-indicações.

Os Granulados, por exemplo, terão como vantagens:Uma ingestão mais agradável, sem aderência entre si no armazenamento e dissolução rápida.

Já as drágeas, apesar de não poderem ser fracionadas, facilitam a deglutição, mascaram sabor e odor desagradáveis, além de evitar alterações de certos princípios ativos e ter uma boa resistência ao suco gástrico, com exposição somente no intestino.

Os comprimidos por sua vez, possuem precisão de dosagem, podem ser fracionados, além de ter uma fácil administração por via oral.

Por último, teremos as cápsulas, que possuem revestimento resistente ao suco gástrico, liberação rápida do princípio ativo e permitem a administração de medicamentos de sabor desagradável.

RESPOSTA CORRETA: Letra E

Abraços,
André Martins - Arriba Dentista