[Questão #21] Lesões Fundamentais - Patologia Bucal - Odontologia Concursos


E ai, tudo bom com você?

Seja bem-vindo a mais uma questão comentada de concurso público de odontologia. E hoje a nossa questão fala sobre lesões fundamentais, um assunto extremamente comum nas provas de concurso, mas que é importante também para o diagnóstico de patologias bucais.

Bons estudos!

Questão Exclusiva.
De acordo com as lesões fundamentais, assinale "V" para verdadeiro ou "F" para falso:

(  ) Como exemplo de placas, temos a Pigmentação Melânica e o Melanoma
(  ) Candidíase Pseudomembranosa é um exemplo de mancha
(  ) Granulos de Fordyce é um exemplo de nódulo

RESPOSTA.
Lesões Fundamentais: Diferença entre mancha e placa
Para iniciar a nossa resposta, vale destacar que a pigmentação melânica é um exemplo de mancha e não de placa. Lesões classificadas como manchas (conhecidas também como máculas) são aquelas onde se tem apenas alteração de cor do tecido, sem que ocorra elevação ou depressão do local. As placas, vão ser lesões com alteração de cor, mas elevadas em relação a mucosa normal.

A pigmentação melânica é bastante comum no tecido gengival de indivíduos negros e envolve apenas alteração de cor, por isso, é classificada como mancha.

E, em relação ao Melanoma, as características desta lesão podem ser bastante variadas, visto que o Melanoma é uma neoplasia bastante agressiva. Diante disto, as suas manifestações clínicas irão depender do estágio da lesão, grau de metastase, entre outros fatores.

Já a nossa segunda alternativa, também será uma preposição falsa, visto que a Candidíase Pseudomembranosa se manifesta a partir de placas brancas, ou seja, lesões elevadas e com alteração de cor. Além disso, um ponto importante é que as placas da Candidíase Pseudomembranosa podem ser removidas a partir de raspagem, o que não ocorre, por exemplo, com lesões de Leucoplasia e Líquen Plano, por isso, a remoção através da raspagem é um ponto essencial do diagnóstico deste tipo de Candidíase.
Lesões Fundamentais: Diferença entre Pápula e Nódulo
Por último, temos a terceira alternativa, que também será falsa. Visto que os Granulos de Fordyce se manifestam a partir de lesões pequenas, sólidas, circunscritas e elevadas que não ultrapassam 5mm, ou seja, estas lesões são exemplos de Pápulas e não de Nódulo. As Pápulas normalmente são multiplas, ao contrário do Nódulo, que costuma ser único. Além disso, Nódulo é definido como uma lesão sólida, circunscrita, elevada, séssil ou pediculada com mais de 5mm.

RESPOSTA CORRETA: F-F-F

Abraços,
André Martins - Arriba Dentista