[Questão #27] Penicilinas Naturais e Semi-Sintéticas - Terapêutica Medicamentosa - Odontologia Concursos


E ai, você sabia que a Amoxicilina, junto com a Ampicilina, é uma Penicilina Semi-Sintética?

As Penicilinas podem ser divididas em dois grandes grupos: As Penicilinas Naturais e Semi-Sintéticas. Estas possuem ampla aplicação na odontologia, enquanto aquelas são mais utilizadas para o tratamento de infecções respiratórias e dermatológicas.

A Penicilina G é um tipo de Penicilina natural, que não deve ser administrada por via oral. Este é o tema da nossa questão de concurso público de odontologia separada para hoje.

Bons estudos!

Questão Exclusiva.
Marque a opção que contra-indica o uso de Penicilina G por via oral:

A) Alto custo
B) Sabor desagradável
C) Descamação da mucosa
D) Inativação por meio básico
E) Inativação por meio ácido

RESPOSTA

As Penicilinas são divididas em Naturais ou Semi-sintéticas
Segundo Eduardo Dias de Andrade no livro "Terapêutica Medicamentosa em Odontologia - 3ª Edição" as Penicilinas são compostos naturais ou semissintéticos bactericidas (fatais para as bactérias), que têm em comum, como núcleo molecular, o ácido 6-aminopenicilânico.

As Penicilinas Naturais são assim denominadas por serem produzidas por fungos. São também chamadas benzilpenicilinas ou penicilinas G, apresentando três tipos: penicilina G potássica cristalina, penicilina G procaína e penicilina G benzatina. Por serem inativadas pelo suco gástrico, são mal absorvidas por via oral. As vias parenterais (intramuscular ou intravenosa) permitem a completa absorção, apesar de aumentarem as chances de reação alérgica.

Além disso, o livro destaca que "As penicilinas naturais são utilizadas no tratamento de infecções das vias aéreas superiores e inferiores, pneumopatias e infecções de pele de moderada gravidade (p. ex. erisipela). Atualmente, o uso das penicilinas G procaína e benzatina na clínica odontológica é bastante restrito."

Já as Penicilinas Semi-Sintéticas são obtidas acrescentando-se precursores específicos ao meio nutritivo onde crescem os fungos produtores das penicilinas naturais, como é o caso da fenoximetilpenicilina potássica, mais conhecida como penicilina V, ou por meio de modificações da cadeia lateral do ácido 6-aminopenicilânico, gerando outras penicilinas.

Como relatado na introdução deste artigo, a Ampicilina e seu análogo, a Amoxicilina, são as de maior interesse clínico para a odontologia. Por não serem inativadas pelo suco gástrico, podem ser administradas por via oral.

RESPOSTA CORRETA: Letra E

Abraços,
André Martins - Arriba Dentista