[Questão #22] Prevenção da Endocardite Bacteriana - Odontologia Concursos


E ai, tudo bom com você?

Hoje nós iremos responder uma questão sobre um assunto bastante cobrado nas provas de concurso público de odontologia, a Endocardite Bacteriana.

A Endocardite Bacteriana é uma infecção que ocorre no revestimento interno do coração e que é desencadeada a partir de bactérias patogênicas que chegam ao coração por meio da corrente sanguínea.

Diante disto, o dentista deve sempre estar atento em relação a Endocardite Bacteriana, visto que procedimentos odontológicos que envolvem sangramento podem causar este problema. Como exemplo, temos a exodontia, cirurgias periodontais, instalação de dispositivos ortodônticos, raspagem, anestesia intraligamentar (outros tipos de anestesia estão liberados), entre outros. Todos estes tratamentos exigem a administração prévia de antibióticos para evitar a Endocardite Bacteriana.

Ao contrário do que muitas questões de concurso público tentam te dizer, procedimentos como restaurações e obturação de canais radiculares não são indicativos de Profilaxia Antibiótica.

Bons estudos!

Questão. 
Dentista - Prefeitura de Congoinhas - PR - 2019 - Questão 20 [Adaptada]:
Algumas situações sistêmicas requerem que o cirurgião-dentista tome a decisão de prescrever um esquema medicamentoso de profilaxia antibiótica prévia a procedimentos odontológicos invasivos. Analise os esquemas medicamentosos propostos abaixo: 

I. Para pacientes alérgicos aos derivados da penicilina, prescreve-se Clindamicina 300 mg, na posologia de 600 mg, tomados uma hora antes do procedimento.
II. Para pacientes sem histórico de alergias aos derivados da penicilina, indica-se, como opção, Amoxicilina 500 mg, na posologia de dois gramas, administrados uma hora antes do procedimento.
III. Em pacientes com histórico de alergia aos derivados da penicilina, prescreve-se Cefalexina 500 mg, na posologia de uma grama, tomado uma hora antes do procedimento.
IV. Em crianças alérgicas aos derivados da penicilina, a droga de escolha é a Ampicilina em suspensão oral de 200 mg.

Quais estão corretos?
A) Apenas I e II
B) Apenas I e IV
C) Apenas I, III e IV
D) Apenas II e III
E) I, II, III e IV 

RESPOSTA

Endocardite Bacteriana é uma infecção do revestimento interno do coração
Os pacientes considerados de alto risco para Endocardite Bacteriana são aqueles que desenvolveram alguma valvopatia após transplante cardíaco, já tiveram Endocardite previamente, portador de prótese cardíaca valvar ou com algum tipo de cardiopatia congênita.

Em todos os casos citados a cima, o uso de antibióticos antes de procedimentos odontológicos invasivos (como os mencionados no início deste artigo) é indicado, ao contrário de casos de hipertensão ou arritmias cardíacas, situações bastante citadas nas provas de concurso público para dentistas quando o assunto é Endocardite Bacteriana. 

Tendo isto dito, é indicado que a profilaxia antibiótica seja feita da seguinte maneira:
Amoxicilina - Profilaxia Padrão - Adultos: 2g 1H antes, Crianças 50mg/kg 1H antes
Clindamicina - Alérgicos à Penicilina - Adultos: 600mg 1H antes, Crianças 20mg/kg 1H antes
Cefalexina - Alérgicos à Penicilina - Adultos: 2g 1H antes, Crianças 50mg/kg 1H antes
Azitromicina - Alérficos à Penicilina - Adultos: 500mg, 1H antes, Crianças 15 mg/kg 1H antes

RESPOSTA CORRETA: Letra A

Abraços,
André Martins - Arriba Dentista