[Questão #24] Pulpite Aguda Reversível e Pulpite Aguda Irreversível - Características da Dor - Odontologia Concursos


E ai, tudo bom com você?

A nossa questão de concurso público de hoje é um caso clínico de endodontia, que resolvi trazer aqui para o blog e o Youtube devido a frequência com que as características da dor de condições endodônticas são cobradas nas provas de concurso público para dentistas.

Bons estudos!

Questão.
Dentista - Prefeitura de Aroeiras - PB - 2019 - Questão 21:
Durante uma consulta, ao realizar exame clínico e radiográfico de uma paciente de 30 anos, se evidenciou uma lesão extensa de cárie no elemento 47. A paciente queixou-se de dor lacinante, espontânea, pulsátil e contínua. Radiograficamente foi evidenciado cárie extensa e espaço do ligamento periodontal normal. De acordo com as condições informadas, o diagnóstico e o tratamento desta condição endodôntica são, respectivamente:

A) Pulpite irreversível e tratamento endodôntico convencional
B) Abscesso perirradicular agudo e tratamento endodôntico convencional
C) Periodontite apical aguda e tratamento endodôntico convencional
D) Pulpite irreversível e capeamento pulpar direto
E) Pulpite reversível e capeamento pulpar direto

RESPOSTA
Pulpites tem a cárie como principal etiologia

Bom, as condições endodônticas mais cobradas nas provas de concurso público de odontologia são a Pulpite Aguda Reversível e Irreversível. Conhecer as características da dor destas inflamações pulpares é algo essencial para qualquer prova.

Diante disto, vale destacar que a Pulpite Aguda Reversível se apresenta através de uma dor leve a intensa, localizada, provocada e que alivia com o uso de analgésicos. Por ser uma inflamação que pode ser revertida, o tratamento para a Pulpite Aguda Reversível é conservador e é feito a partir da remoção do estímulo que está causando a dor.

Por exemplo, é bastante comum a Pulpite Aguda Reversível ser causada por uma lesão de cárie de dentina. Ao se remover esta lesão e restaurar o dente, o quadro inflamatório da Pulpite é revertido e o paciente não tem mais sensibilidade dolorosa.

Já a Pulpite Aguda Irreversível, irá se apresentar a partir de uma dor intensa, difusa (o paciente não consegue apontar o dente que doi), contínua/espontânea e que não alivia com o uso de analgésicos. Devido a alterações de pressão no interior do dente, a dor da Pulpite Aguda Irreversível piora ao se deitar e, por isso, o paciente tem bastante dificuldade para dormir.

O tratamento da Pulpite Aguda Irreversível é radical e envolve a Pulpectomia (remoção de toda a polpa do interior do dente) e posterior tratamento endodôntico. Em alguns casos, se o dentista não tiver os materiais disponíveis ou o tempo para a consulta for curto, uma Pulpotomia (remoção apenas da polpa coronária) pode ser feita em situações de urgência e também é suficiente para alívio da dor.

Como o enunciado da nossa questão menciona uma dor "lacinante, espontânea, pulsátil e contínua", a alternativa a ser assinalada é a Letra A, pois como destacado acima, estes são sintomas da Pulpite Aguda Irreversível, a qual é tratada principalmente através da Pulpectomia e do tratamento endodôntico convencional.

Para encerrar, vale destacar que o Abscesso Apical Agudo (mencionado na letra B) é causado por uma lesão de cárie que atingiu e necrosou o tecido pulpar. Diante disto, esta lesão irá se apresentar a partir de uma dor leve a intensa, com um edema localizado que pode ou não ser acompanhado de manifestações sistêmicas, como a febre, mal-estar, linfoadenopatia, cefaléia e enjôos.

RESPOSTA CORRETA: Letra A

Abraços,
André Martins - Arriba Dentista