[Questão #35] Tratamento da Comunicação Bucosinusal - Odontologia Concursos


E ai, tudo bom com você?

Seja bem-vindo a mais uma questão comentada de concurso público de odontologia. E hoje, nós iremos falar sobre uma das complicações da exodontia mais temidas pelos cirurgiões dentistas, a comunicação buco-sinusal.

Bons estudos!

Questão.
Cirurgião Dentista - USP - 2012 - Questão 44:
Para fechar uma comunicação bucosinusal, não podemos utilizar:

A) Corpo adiposo da bochecha
B) Retalho da mucosa palatina
C) Retalho pediculado de língua
D) Retalho de Kazanjian
E) Retalho da mucosa vestibular

RESPOSTA
Tratamento da comunicação bucosinusal
A comunicação buco-sinusal é uma complicação que pode ocorrer após a exodontia de pré-molares e molares superiores. Isso acontece devido a proximidade das raízes com o seio maxilar. A comunicação permite acesso da cavidade oral ao seio, fazendo com que a flora bacteriana seja alterada.

O tratamento preconizado consiste no exame clínico que identifique a localização, extensão e grau de acometimento do seio maxilar bem como o tratamento adjuvante com analgésicos, anti-inflamatórios, antibioticoterapia adequada e descongestionantes nasais

Não existe ainda um consenso sobre as indicações das técnicas para o tratamento desse tipo de complicação cirúrgicamas o fechamento espontâneo de comunicações de 1 a 2 mm pode ocorrer (é feito apenas uma boa sutura da mucosa e se espera o reparo), enquanto grandes defeitos que não forem tratados podem causar o desenvolvimento de sinusite maxilar.

Se a comunicação for de tamanho moderado (2 a 6 mm), medidas adicionais deverão ser tomadas, como uma sutura em forma de oito figurado deverá ser feita sobre o alvéolo dental para assegurar a permanência do coágulo de sangue na área, ou também, pode ser colocado alguma substância promotora de coágulo, tal como uma esponja gelatinosa (Gelfoam®), dentro do alvéolo antes da sutura e enxerto.

Se a abertura do seio for grande (7 mm ou mais larga), o cirurgião deverá considerar o reparo da comunicação através de um retalho e/ou enxerto. A nossa questão, apresenta vários retalhos que podem ser utilizados no tratamento da comunicação buco-sinusal, assim como enxerto do corpo adiposo da bochecha (cada opção terá suas vantagens e desvantagens, indicações e contra-indicações).

A única alternativa que não é viável para o tratamento da comunicação buco-sinusal é o Retalho de Kazanjian, o qual é usado na técnica de comissuroplastia, que é feita para correção de uma pequena abertura de boca.

RESPOSTA CORRETA: Letra D

Abraços,
André Martins - Arriba Dentista