[Questão #36] Mecanismo de Ação dos Antibióticos - Concurso Público de Odontologia

 

E ai, tudo bom com você? 

Seja bem-vindo a mais uma questão de concurso público para dentistas comentada, que estou trazendo aqui para o blog. E hoje nós iremos resolver uma questão de nível difícil, que fala sobre o mecanismo de ação dos Antibióticos. 

O autor da questão utilizou como bibliografia o livro do Eduardo Dias de Andrade, Terapêutica Medicamentosa em Odontologia e, por isso, busquei a resposta neste material para conversar sobre o assunto com você. 

Bons estudos!

Só antes de ir para a questão, não se esqueça de CLICAR NO BOTÃO ABAIXO e SE INSCREVER no meu novo canal do Youtube para acompanhar mais questões de odontologia resolvidas.
Clique e venha estudar comigo no Youtube!

Questão. 
Cirurgião Dentista - USP - 2012 - Questão 15: 
Segundo Andrade (2006), qual(is) Antibiótico(s) possuem ação bactericida e que atua(m) na síntese de proteínas das bactérias provocando a formação de proteínas defeituosas? 

A) Tetraciclinas 
B) Lincosaminas 
C) Aminoglicosídeos 
D) Macrolídeos 
E) Clindamicina

RESPOSTA
Classificação dos antibióticos

Bom, antes de ir para a resposta correta da nossa questão, é interessante nós conversarmos um pouco sobre a classificação dos Antibióticos, visto que isto também é bastante cobrado nas provas de concurso público de odontologia. 

Diante disto, vale destacar que os antibióticos podem ser classificados de acordo com a sua Ação Biológica, Espectro de Ação e Mecanismo de Ação. 

A classificação referente a Ação Biológica divide os antibióticos em bactericidas e bacteriostáticos. Os antibióticos bactericidas tem um efeito fatal sobre as bactérias, enquanto os bacteriostáticos impedem ou dificultam a multiplicação bacteriana.


Segundo Andrade (2014) a classificação que considera o Espectro de Ação, envolve um dos melhores critérios de classificação dos antibióticos, pois é baseado na eficácia terapêutica contra determinadas espécies de microrganismos. Esta classificação funciona da seguinte maneira: 

-Ação principal contra bactérias gram-positivas: penicilinas G, penicilina V, eritromicina, claritromicina, azitromicina, clindamicina, vancomicina. 
-Ação principal contra bactérias gram-negativas: quinolonas (ciprofloxacina, levofoxacina) e aminoglicosídeos (gentamicina). 
-Ação similar contra bactérias gram-positivas e gram-negativas: ampicilina, amoxicilina, cefalosporinas, tetraciclinas. 
-Ação contra bactérias anaeróbias: penicilinas, clindamicina, tetraciclinas, metronidazol (especialmente contra bacilos gram-negativos). 
-Ação contra espiroquetas: penicilinas, cefalosporinas, tetraciclinas 
-Ação sobre fungos: nistatina, anfotericina B, cetoconazol, itraconazol e outros derivados triazólicos. 
-Ação sobre outros microrganismos (riquétsias, micoplasmas, micobactérias e clamídias): tetraciclinas e cloranfenicol.

Por último, temos a classificação referente ao Mecanismo de ação, que divide os antibióticos em três grupos: Os que atuam na parede celular, na síntese de proteínas e na síntese de ácidos nucleicos. 

Para a nossa questão, o que importa são os antibióticos que atuam na síntese de proteínas, contudo, para dificultar a resposta, o autor citou antibióticos que atuam na síntese proteíca em todas as alternativas. 

Mas, os antibióticos que atuam na síntese de proteínas bacterianas, podem agir sobre a tradução da informação genética ou através da formação de proteínas defeituosas. Diante disto, os antibióticos dos grupos das Tetraciclinas, Lincosaminas, Macrolídeos e Azalídeos são medicamentos que interferem na tradução da informação genética bacteriana. 

Assim, os únicos antibióticos citados na questão, que induzem a formação de proteínas defeituosas e tem ação bactericida, são aqueles do grupo dos Aminoglicosídeos, os quais não possuem muita aplicação na odontologia, o que dificulta mais ainda a resposta, visto que estes medicamentos não fazem parte do dia-a-dia do cirurgião dentista.

RESPOSTA CORRETA: Letra C 

Só antes de terminar, não se esqueça: Você leitor do blog, tem 25% de desconto no meu ebook com 101 questões comentadas de Dentística, Endodontia e Periodontia. Para isto, é só clicar na imagem abaixo de aplicar o cupom "arribablog" [sem aspas]. 

Desta maneira o ebook passa de R$ 11,90 para R$ 8.93; um valor bastante acessível para um livro com mais de 250 páginas que vai te ajudar demais na busca da tão sonhada aprovação.
.

Obrigado por acompanhar este post até aqui e, lembre-se, qualquer dúvida, estou a disposição.
 Abraços, 
André Martins - Arriba Dentista