[Dentista Responde #13] 4 Questões de Concurso Público Para Dentistas - Terapêutica, Responsabilidade Civil e MAIS!

Questões comentadas de concurso público de odontologia

Olá, tudo bom com você? 

Neste artigo, irei resolver com você quatro questões com temas bastante frequentes nas provas de concurso público de odontologia. 

Os antibióticos beta-lactâmicos por exemplo, são cobrados DEMAIS nas provas e eu já falei tanto sobre isso no Arriba Dentista Premium, que resolvi escrever sobre este assunto no blog. 

Além disso, aqui você irá aprender também quais as diferenças entre imprudência, imperícia e negligência e até qual a dosagem máxima de Fluoreto de Sódio 10%. 

Maaas, antes de ir para as questões,clique no botão abaixo e SE INSCREVA meu novo canal do Youtube, para ter acesso a várias questões de concurso comentadas EM VÍDEO!
Venha estudar comigo no Youtube também!
Bons estudos!

Questão 1. 
Dentista PSF - Consórcio do Trairi - RN - 2018 - Questão 30: 
Uma prática consensual no tratamento medicamentoso de periodontite baseia-se na associação da amoxicilina com o metronidazol. Referente aos espectros de ação do metronidazol:

A) Principalmente contra betalactamases 
B) Principalmente gram negativo 
C) Principalmente gram positivas 
D) Espectro amplo

RESPOSTA
A associação antibiótica é necessária para tratamento da Periodontite

A Periodontite é uma doença inflamatória crônica que atinge o periodonto de sustentação. Por ser uma doença causada por uma grande variedade de bactérias, a terapia antibiótica, quando necessária, irá envolver o uso de uma associação entre antibióticos, aumentando o espectro de ação da terapêutica aplicada. 

Como exemplo o nosso enunciado traz a associação entre Amoxicilina e Metronidazol, que costuma ser bastante eficaz para o controle da infecção periodontal. Nesta associação, a dosagem de Amoxicilina costuma ser a de 500 mg, enquanto a de Metronidazol varia entre 250 mg e 500 mg; Vale destacar também, que o uso deste protocolo medicamentoso é mais efetivo quando aplicado junto à terapia mecânica.

Segundo Lindhe, 2010, a Amoxicilina, antibiótico de amplo espectro, atua na parede celular bacteriana e atinge principalmente bactérias gram-positivas. Pode ser associada ao ácido clavulânico para ser efetiva contra bactérias beta-lactâmicas ou ao metronidazol para aumentar o espectro de ação da droga. É o antimicrobiano mais utilizado na odontologia e está presente em níveis satisfatórios no fluido gengival, sendo de grande interesse na periodontia. 

Já o Metronidazol, atua na degradação e inibe a síntese do DNA bacteriano. Afeta especificamente a flora bucal anaeróbia estrita gram negativa, incluindo a P. gingivalis, principal bactéria presente na periodontite crônica. 

Vale lembrar que a Amoxicilina é eficaz contra o Aggregatibacter actinomicetemcomitans, principal causador da periodontite agressiva e, por isso, a associação Amoxicilina e Metronidazol é tão eficiente para o combate desta patologia. 

RESPOSTA CORRETA: Letra B

Questão 2. Dentista PSF - Consórcio do Trairi - RN - 2018 - Questão 30: 
Numa consulta com o dentista da família, João Pedro, 8 anos, 30 kg, muito esperto, deduziu que o fluoreto de sódio a 10% sob a bancada seria uma água saborizada. No momento em que sua mãe conversava atentamente com o dentista, João Pedro ingeriu 10 ml da solução, que corresponde a uma concentração de 450mg F . Neste caso, ele ingeriu uma dose:

A) 5 vezes maior que a provavelmente tóxica
B) 3 vezes maior que a provavelmente tóxica
C) 6 vezes maior que a provavelmente tóxica
D) Não tóxica

RESPOSTA
Fluoretos devem ser usados com atenção na odontologia

A utilização indevida do flúor pode levar a uma toxicidade aguda ou a uma toxicidade crônica. 

A toxicidade aguda é caracterizada por sintomas como náusea, vômito, dor abdominal, hipersalivação, diarréia, suor frio, dor de cabeça, fraqueza geral. Estes sintomas podem evoluir nos casos mais graves e causar uma parada cardíaca e até o óbito. 

Devido a isto, o dentista deve conhecer o protocolo de aplicação e a indicação das substâncias fluoretadas. Por exemplo: Para a aplicação de flúor gel em moldeiras, é indicado o posicionamento do paciente na vertical, com o uso do sugador e a aplicação de pouco produto nas moldeiras. 

No entanto, para a nossa questão, o que importa é a dosagem máxima do Fluoreto de Sódio 10% (NaF 10%) e, para esta substância, a dose máxima gira em torno de 5 mg de NaF por Kg. Como o nosso paciente possui 30 kg, a dose máxima que ele pode receber é de 150 mg de NaF 10% (30 x 5 = 150). 

E, como foi ingerido uma solução que continha 450 mg de NaF, o nosso paciente ingeriu uma dose três vezes maior do que a dose máxima. 

RESPOSTA CORRETA: Letra A

Questão 3. 
Dentista PSF - Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN - 2011: 
O grupo dos antibióticos beta-lactâmicos é formado pelas: 

A) Penicilinas e Cefalosporinas 
B) Eritromicina e Penicilina 
C) Penicilina e Claritromicina 
D) Azitromicina e Penicilinas 
E) Vancomicinas e Azitromicinas

RESPOSTA
Os antibióticos Beta-Lactâmicos são aqueles que possuem um anel beta-lactâmico na sua estrutura molecular, responsável pelo efeito destes antibióticos. 

Contudo, algumas bactérias desenvolvem resistência a estes antibióticos através da produção de beta-lactamases, enzimas que quebram o anel beta-lactâmico e diminuem o potencial destes medicamentos. 

Para "dar volta" nesta resistência, pode-se optar por outros medicamentos ou se fazer o uso de uma associação de Antibiótico Beta-Lactâmico + Medicamento inibidor das Beta-Lactamases, como por exemplo o Clavulin. 

O Clavulin é uma associação de Amoxicilina (antibiótico beta-lactâmico) com Ácido Clavulânico (inibidor das Beta-Lactamases). 

Entre os principais beta-lactâmicos temos as Penicilinas, Cefalosporinas, Amoxicilina e Ampicilina. 

Antibióticos como a Eritromicina, Azitromicina e Claritromicina se encaixam no grupo dos Macrolídeos. 

RESPOSTA CORRETA: Letra A

Questão 4. 
Dentista - Prefeitura de Quixada - CE - 2016 - Questão 38: 
A responsabilidade do cirurgião-dentista pode ser entendida como obrigações de ordem penal, civil, ética e administrativa, às quais está sujeito no exercício de sua atividade. As negligências na anamnese se caracterizam como: 

A) Negligência profissional 
B) Imprudência profissional 
C) Desatenção profissional 
D) Erro profissional 
E) Imperícia profissional

RESPOSTA
Diferenças entre imprudência, imperícia e negligência

Conhecer a diferença entre estes conceitos é essencial, pois já perdi a conta de quantas questões de concurso tentam confundir os significados de cada um deles. Por isso, para esclarecer este assunto, resolvi trazer esta questão. 

Irei começar a resposta falando sobre a imperícia, que ocorre quando o profissional não tem capacidade e conhecimentos técnicos para realizar determinado procedimento, estando despreparado para isto. 

Já o erro profissional, nossa resposta correta, é referente a um acidente justificável e previsível, que não depende do uso correto dos conhecimentos e regras científicos. 

A negligência, ocorre quando o profissional age sem os cuidados necessários, não tomando as precauções indicadas para que o procedimento dê certo, realizando o tratamento com indiferença ou desatenção. 

E, por último temos a imprudência, que ocorre quando o dentista toma uma ação precipitada e sem cautela. Na imprudência, é tomada uma ação distinta da esperada. 

A questão ainda cita a possibilidade de "desatenção profissional", contudo a desatenção está inclusa no conceito de negligência e foi incluída na questão apenas para confundir o candidato. 

RESPOSTA CORRETA: Letra D 

Obrigado por ler até aqui e até a próxima! 

Abraços, 
André Martins - Arriba Dentista