[Questão #37] Cimentação de Coroa Provisória - Concurso Público de Odontologia

 

E ai, tudo bom com você? 

Hoje nós iremos resolver uma questão retirada da prova feita pelo Instituto Federal de Santa Catarina (ISFC), para uma vaga de cirurgião dentista que pagava 15 mil reais mensais ao aprovado.
 
Esta questão fala sobre defeitos na cimentação de coroas provisórias, as quais podem ser utilizada para manutenção da estética antes da instalação de coroas definitivas. 

Bons estudos! 

Só antes de ir para a questão, não se esqueça de CLICAR NO BOTÃO ABAIXO e SE INSCREVER no meu novo canal do Youtube para acompanhar mais questões de odontologia resolvidas.
Clique e venha estudar comigo no Youtube

Questão. 
 Dentista - Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) - 2017 - Questão 34: 
O cirurgião dentista C. A. F. confeccionou para um paciente (com oclusão estável) uma coroa provisória para o elemento dentário 11, que apresenta vitalidade pulpar e receberá uma coroa totalmente cerâmica. Após finalizar adequadamente a confecção do provisório, respeitando fatores oclusais e estéticos, o profissional preparou o cimento de hidróxido de cálcio e inseriu no interior de toda a peça provisória e levou em posição. Após a presa do cimento, o paciente queixou-se que o dente estava “alto”. Foi executado o ajuste oclusal em RC, MIH além lateralidade e protrusão da mandíbula. Sobre a conduta descrita acima, assinale a alternativa CORRETA:

A) O procedimento de cimentação está adequado, porém e o ajuste oclusal não foi devidamente verificado. 
B) A conduta está adequada, seguindo todos os critérios da prótese. 
C) O ajuste oclusal está adequado, porém a escolha do cimento está inadequada. 
D) A queixa do paciente pode estar relacionada ao procedimento de cimentação. 
E) O cimento mais indicado para esse caso seria o fosfato de zinco. 

RESPOSTA 
Para uma cimentação definitiva os agentes cimentantes devem idealmente ser biocompatíveis, ter adesividade, resistir as forças funcionais, possuir baixa solubilidade, não possuir sorção de água, e promover o selamento da interface dente-restauração, e prevenir microinfiltrações.

Já os materiais para cimentação provisória, não possuem grande parte destas propriedades (visto que a peça irá ser retirada posteriormente) e estão sujeitos a dissolução, infiltração marginal e infiltração por bactérias, especialmente quando permanecem longos períodos na cavidade oral, o que pode inclusive causar sensibilidade dentinária e danos pulpares. 

Assim, a principal função do agente de cimentação provisória é simplesmente selar o espaço entre dente e a coroa/restauração. Para isso, os materiais mais comuns são: hidróxido de cálcio, óxido de zinco eugenol, cimentos resinosos, e cimentos livres de eugenol.
Esquema de cimentação de peça protética

Como relatado no enunciado da nossa questão, o material de escolha para cimentação da peça, foi o Hidróxido de Cálcio, no entanto, apesar de proteger o complexo dentinopulpar e ter um bom selamento marginal, este material possui presa rápida e pode ocasionar em uma peça fora de oclusão, caso o escoamento do cimento não ocorra da maneira correta, como pode ser observado na imagem acima. 

Por isso, se recomenda a realização de pressão digital constante durante a cimentação com Hidróxido de Cálcio, com remoção de excessos com microbrush. 

RESPOSTA CORRETA: Letra D

Bom, por hoje era isso, mas antes de encerrar, gostaria de te lembrar que recentemente lancei o meu ebook, com 101 questões comentadas de Dentística, Endodontia e Periodontia, que são as disciplinas mais cobradas nas provas de concurso.

E, para os leitores do blog, estou deixando um cupom de 25% de desconto no ebook, que faz com que ele passe de R$ 11,90 para R$ 8,93. Um valor bastante acessível para um livro de mais de 250 páginas :) 

O cupom de desconto é "arribablog" [sem aspas] e para fazer o download, é só clicar na imagem abaixo.
Abraços,
André Martins - Arriba Dentista