[Questão #38] Restaurações Indiretas - Dentística - Concurso Público de Odontologia


E ai, tudo bom com você? 

Seja bem-vindo a mais uma questão de concurso comentada que estou trazendo aqui para o blog. E hoje, nós iremos resolver mais uma questão da prova feita pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), que oferecia uma vaga para cirurgião dentista com um salário de 15 mil reais. 

Bons estudos! 

Só antes de ir para a questão, não se esqueça de CLICAR NO BOTÃO ABAIXO e SE INSCREVER no meu novo canal do Youtube para acompanhar mais questões de odontologia resolvidas.
Clique e venha estudar comigo no Youtube também!

Questão. 
Cirurgião Dentista - Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) - 2017 - Questão 35: 
Nos casos que o preparo cavitário excede os limites recomendados para uso de materiais restauradores de aplicação direta, as restaurações indiretas são indicadas. Sobre essas restaurações avalie o acerto das afirmações adiante e marque com V as verdadeiras e com F as falsas: 

( ) Estão indicadas como material para confecção de restaurações indiretas cerâmicas e resinas compostas de usos indireto. 
( ) Como desvantagem desse procedimento podemos citar a reduzida contração de polimerização. 
( ) Como um dos requisitos para o preparo cavitário dessas restaurações está a inclinação das paredes, devendo ser expulsivas em torno de 8 a 15 graus, podendo ser paralelas em dentes curtos. 
( ) A espessura para material deve ser considerada no preparo da cavidade, sendo a redução oclusal de no mínimo 2mm. 
( ) Como desvantagem apresenta maior desgaste do antagonista, inclusive podendo contra indicar esse procedimento.

Marque a opção que contenha a sequência CORRETA, de cima para baixo: 
A) V, F, F, V, V 
B) V, V, F, V, V 
C) F, F, F, V, V 
D) F, V, F, V, F 
E) V, V, F, V, F 

RESPOSTA 
Diferenças entre Inlay e Onlay
As restaurações indiretas podem ser feitas a partir de inlays (reabilitação sem envolvimento de cúspide), onlays ( reabilitação com envolvimento de cúspide) e overlays (reabilitação de praticamente toda a coroa). Todas estas peças são confeccionadas em laboratório e tem a sua produção baseada nas moldagens do dentista.

Estas opções de tratamento são extremamente eficazes para dentes posteriores com ampla destruição coronária, onde a resina composta não tem uma boa resistência/durabilidade, se utilizada da forma direta. 

Além disso, para resposta da Alternativa I, vale destacar que as restaurações indiretas podem ser feitas em cerâmica ou resina composta no entanto, ao apresentar as possibilidades de tratamento ao paciente, este deve ser informado que, apesar de ter menor preço e ser uma boa opção, a resina composta é um material que apresenta maior porosidade e menor resistência. 

Já a Alternativa II, ao contrário da primeira afirmação, será falsa, visto que as resinas processadas em laboratório realmente possuem uma reduzida contração de polimerização, contudo, isto é algo desejável e não uma desvantagem do tratamento, pois a contração de polimerização é a alteração volumétrica que o material sofre após a polimerização, o que pode acarretar em alterações fortemente comprometedoras a nível micro e macroscópico, influenciando diretamente na qualidade e durabilidade do procedimento. 

Por sua vez, a terceira alternativa da nossa questão, também é falsa. Para que a peça tenha uma boa retenção, é necessário que o dentista faça um preparo no dente, que deve respeitar algumas condições. Entre estas, temos o paralelismo das paredes com canaletas em dentes curtos e para dentes com coroa de extensão normal, temos a expulsividade das paredes em uma angulação de 10 a 12 graus e profundidade do preparo de 2mm na oclusal e 1,5 a 2mm nas proximais, o que confirma a Alternativa IV como verdadeira. 

Por último, temos como verdadeira a Alternativa V, que cita o desgaste do dente antagonista como uma das principais desvantagens do uso de porcelanas nas restaurações indiretas, o que é algo bastante comum de acontecer. Além disso, outras desvantagens do uso das porcelanas envolvem dificuldade de polimento, vedação marginal pouco eficiente e baixa resistência a fratura. 

RESPOSTA CORRETA: Letra A 

Para encerrar, gostaria de te lembrar que recentemente lancei o meu ebook, com 101 questões comentadas de Dentística, Endodontia e Periodontia, que são as disciplinas mais cobradas nas provas de concurso.

E, para os leitores do blog, estou deixando um cupom de 25% de desconto no ebook, que faz com que ele passe de R$ 11,90 para R$ 8,93. Um valor bastante acessível para um livro de mais de 250 páginas :)

O cupom de desconto é "arribablog" [sem aspas] e para fazer o download, é só clicar na imagem abaixo.

.

Muito obrigado por acompanhar o meu trabalho e, lembre-se, qualquer dúvida, estou a disposição.
Abraços, 
André Martins - Arriba Dentista