Prótese Parcial Flexível - Descubra TUDO Sobre Este Tratamento: O Que é, Preço, Durabilidade e MAIS!

 

A Prótese Parcial Flexível é uma opção estética para substituir dentes perdidos

E ai pessoal, tudo bom com vocês?!

Recentemente no Youtube iniciei uma série de vídeos onde falo sobre as melhores opções para substituição de dentes perdidos. Nesta série, eu falo sobre implantes, próteses fixas, pino e coroa e até sobre próteses removíveis.

E, após postar um vídeo (que você pode assistir abaixo) falando sobre cinco opções de tratamento para substituir dentes perdidos, muitos inscritos me questionaram sobre a Prótese Parcial Flexível.


Prótese Parcial Flexível - O Que É

A Prótese Parcial Flexível é um tipo de prótese removível utilizada para substituição de alguns dentes em boca, que não possui metal na sua estrutura. Esta prótese até possui grampos, no entanto, estes são da mesma cor da gengiva, o que não ocorre nas próteses parciais tradicionais, que possuem como base uma estrutura metálica.

Grampo da prótese tradicional aparente no sorriso

Como você pode ver na imagem acima, em alguns casos, o grampo da prótese parcial tradicional se destaca no sorriso do paciente, o que causa um problema estético bastante desagradável, assim, uma das principais vantagens da Prótese Parcial Flexível é a estética, visto que nesta prótese, o grampo não fica aparente na dentição. Assim, este tratamento pode ser utilizado para substituir dentes de trás e dentes da frente.

A prótese flexível pode ser usada para substituir dentes da frente e de trás

Em alguns casos, a Prótese Parcial Flexível pode ser usada para substituição provisória de um ou dois dentes, enquanto o paciente aguarda a criação de osso em torno de um pino de implante, por exemplo. 

Exemplo de prótese parcial flexível provisória

Prótese Parcial Flexível - Preço

Se comparada com outros tratamentos, a Prótese Flexível tem um preço baixo

Além da estética, uma outra vantagem da Prótese Parcial Flexível é o preço, visto que esta prótese permite a substituição de vários dentes por um valor relativamente acessível.

O preço médio de uma Prótese Parcial Flexível fica em torno de R$ 1000,00 a 2000,00. Contudo, os valores podem variar de acordo com a região onde você mora, dentista que vai fazer o tratamento e até de acordo com os materiais utilizados.

Prótese Parcial Flexível - Durabilidade

A durabilidade da prótese parcial flexível depende de vários fatores

Quando eu falo sobre a Prótese Parcial Flexível para os meus pacientes, muitos me perguntam se este é um tratamento perfeito, visto que ele alinha a estética com funcionalidade. No entanto, a Prótese Parcial Flexível possui algumas desvantagens.

A primeira delas, que eu gostaria de destacar aqui é a impossibilidade de reparo. Devido aos materiais utilizados para confecção destas próteses, elas não são passíveis de reparo, assim, se ocorrer algum tipo de fratura na prótese, ela deverá ser feita novamente. Por isso, o paciente deve seguir as recomendações do dentista para uma melhor preservação e tomar cuidado durante o manuseio.

Além disso, vale destacar que a Prótese Parcial Flexível deve ser muito bem confeccionada, para que o paciente não tenha problemas, como o deslocamento da prótese, durante a mastigação ou a fala. É por causa disso que eu sempre recomendo que o paciente não utilize o preço apenas como o único critério na escolha de um dentista e busque um profissional de confiança para realização do tratamento.

E, como última desvantagem das Próteses Parciais Flexíveis, nós temos a durabilidade. A duração de um tratamento protético varia muito, pois depende de fatores como os materiais utilizados, mastigação do paciente, número de dentes repostos e até dos cuidados que o paciente utiliza para preservar a prótese.

Assim, a durabilidade da Prótese Parcial Flexível fica entre 3 a 5 anos, que é um período menor do que a duração de outros tratamentos disponíveis no mercado como os implantes, próteses fixas e próteses parciais tradicionais.

No entanto, as próteses parciais tradicionais, que fazem uso de metal, apesar de possuirem uma maior durabilidade "no papel", as vezes necessitam de reparo ou substituição também no mesmo período de tempo, de 3 a 5 anos.

Diante disto,se você ficou interessado no tratamento com a Prótese Parcial Flexível, eu recomendo que você questione o seu dentista em relação a este procedimento. Assim, ele poderá te dizer se ela é uma boa opção para o seu caso e também irá te dar um parecer quanto a durabilidade do tratamento.

Prótese Parcial Flexível - Um Guia Completo

No último domingo, dia 29/11, foi liberado um vídeo no meu canal do Youtube onde falo com detalhes sobre os tópicos apresentados neste artigo. Para assistir, é só clicar no "Play" logo abaixo.


Obrigado por acompanhar este post até o final. Qualquer dúvida, estou a disposição!

Abraços, André Martins - Arriba Dentista