Dente do Siso Incluso e SEM DOR - Será que é Necessário Extrair?

 

E ai pessoal, tudo bom com vocês?!

Recentemente, foi liberado la no meu canal do Youtube, um vídeo, que pode ser acessado acima, onde falo sobre a necessidade de extração do dente do siso incluso.

O siso é um dente que em grande parte dos casos está associado a dor, no entanto, se este dente estiver incluso (dentro do osso), ele pode ficar quietinho, sem causar desconforto algum.

E nestes casos de siso incluso, uma dúvida muito comum que os dentistas recebem é "Dr. se o meu dente não está incomodando, é realmente necessário fazer a extração?"

E a minha resposta, em grande parte dos casos é "Depende".

Porque "Depende"?


Radiografia panorâmica

Este tipo de resposta é dada por grande parte dos dentistas quando o assunto é a extração do siso incluso e, isso acontece pois este dente, se mantido dentro do osso, pode ficar por vários anos sem causar incômodo ou pode também causar problemas bastante graves.

No entanto, a principal mensagem que você deve tirar deste artigo é: Se você optar por manter o siso em boca, está tudo bem, pois a decisão é sua e o seu dentista vai te passar os prós e contras da cirurgia, mas, é ideal que sejam realizadas radiografias panorâmicas anualmente para acompanhamento destes dentes.

A Panorâmica é Essencial Para Acompanhamento do Siso Incluso.


A radiografia panorâmica é essencial, tanto para extração, quanto acompanhamento do siso incluso, visto que este exame mostra o posicionamento dos dentes do siso e permite uma análise da relação destes dentes com estruturas importantes, como o nervo alveolar inferior (que passa por dentro da mandíbula) e o seio maxilar. 

Mas como mencionado acima, se o dente do siso for mantido em boca, é ideal que sejam feitas radiografias panorâmicas periodicamente, pois elas permitem a identificação de problemas (se estes estiverem presentes) em estágio inicial, visto que o dente do siso incluso pode se movimentar e causar uma reabsorção do dente que vem logo a frente ou pode também estar associado ao desenvolvimento de cistos e tumores.

A reabsorção do segundo molar, o dente logo a frente do siso, pode ser visualizada na imagem abaixo. Nestes casos a única opção que o dentista possui é extrair tanto o dente do siso quanto o segundo molar. Quando isso ocorre, os pacientes recebem a noticia da necessidade de extração de ambos os dentes com surpresa, mas este problema pode ser evitado através das radiografias panorâmicas, que mostram a relação entre o siso e o seu dente antecessor e, assim, indicam se essa reabsorção pode ocorrer ou não.
Dente do siso reabsorvendo o segundo molar

Já em relação ao desenvolvimento de cistos e tumores associados ao dente do siso, este é um problema raro e bem menos comum, contudo, a panorâmica não deve ser negligenciada, pois as cirurgias para remoção destas lesões é bem mais invasiva e trabalhosa do que a extração do dente do siso. Abaixo, estou deixando uma imagem que mostra o dente do siso associado a um cisto e a um tumor. Note como a remoção do tumor, devido ao seu tamanho, envolve a retirada de boa parte da mandíbula do paciente como margem de segurança.


Portanto, em casos de dente do siso incluso e sem dor, é legal ter em mente que você tem duas opções, que envolvem a extração deste dente ou acompanhamento dele através de radiografias panorâmicas.

Bom, por hoje era isso e, lembre-se, eu estou disponível, principalmente no meu canal do Youtube (Arriba Dentista), para tirar qualquer dúvida extra que você tiver.

Abraços, André Martins - Arriba Dentista