Classificação das Fraturas Ósseas - Questão #40 - Concurso Odontologia

 


E ai, tudo bom com você?!

Seja bem-vindo a mais uma questão comentada de concurso público para dentistas e hoje, neste post, nós iremos conversar sobre a classificação das fraturas ósseas. Antes da nossa resposta, vale destacar, que a classificação da fratura ajuda na determinação do tratament e, quando em face, estas fraturas costumam afetar principalmente o nariz e a mandíbula, devido ao posicionamento mais anterior destas estruturas na face e também devido as zonas de fragilidade que o osso mandibular possui.

Bons estudos!

Cirurgião Dentista - Prefeitura de Exu - PE - 2012 - Questão 31.
Em geral, os ferimentos por arma de fogo na mandíbula causam que tipo de fratura?

A) Simples
B) Composta
C) Subperiosteal
D) Cominutiva
E) Galho-Verde

RESPOSTA
Em uma fratura por arma de fogo, o osso fica em vários fragmentos

Uma fratura óssea pode ser classificada de diversas maneiras. Ela pode ser classificada em relação ao meio, em relação ao mecanismo, em relação à estabilidade e em relação ao traço. Como nós iremos ver mais para frente neste gabarito, o que importa para resposta da nossa questão é a classificação em relação ao traço.

Mas, em relação ao meio, as fraturas podem ser classificadas em abertas ou fechadas. As fraturas abertas nada mais são que as fraturas expostas, onde se tem um rompimento da pele, e o osso entra em contato com o meio externo. Nas fratura fechadas o rompimento da pele e, consequentemente o contato do osso com o meio externo não ocorrem.

Já a classificação em relação ao mecanismo por sua vez, divide as fraturas ósseas em diretas ou indiretas. As fraturas diretas são aquelas que ocorrem no local do trauma, enquanto as indiretas ocorrem distante de onde o trauma aconteceu. Como exemplo de fratura indireta, temos as fraturas de côndilo, que podem ser causadas por um trauma na sínfise da mandíbula.

Além disso, as fraturas ósseas podem ser classificadas em favoráveis e  desfavoráveis. As fraturas favoráveis vão ser aquelas onde a musculatura reduz a fratura óssea e as fraturas desvaforáveis envolvem situações onde os fragmentos ósseos são separados pela ação muscular. 

Mas, como já relatado, para resposta da nossa questão, é necessário que você conheça a classificação das fraturas ósseas de acordo com o traço, que divide as fraturas em parcial ou incompleta, simples, cominutiva e composta. 
Exemplo de fratura composta, com mais de um traço de fratura

As fraturas parciais ou incompletas, também são conhecidas como fraturas em galho-verde, onde o osso não se rompe por completo e ainda apresenta uma certa continuidade. Já as fraturas simples, são aquelas que apresentam traço único, ao contrário das compostas que possuem vários traços de fratura. Por último, temos as fraturas cominutivas, que ocorrem quando o osso se apresenta em vários fragmentos ósseos, o que pode acontecer a partir de um ferimento por arma de fogo. A primeira imagem deste post é referente a uma fratura cominutiva. 

RESPOSTA CORRETA: Letra D

Bom, esta foi a nossa questão de número 40, mas antes de terminar este post, eu gostaria de lembrar que quem acompanha o blog possui um desconto de 25% no meu livro "101 Questões Comentadas de Concurso Público de Odontologia".

Ao escrever este livro, busquei criar um guia completo de endodontia, dentística e periodontia que você pode usar antes de qualquer prova de concurso.

Para fazer o download do material com o desconto, é só clicar no botão abaixo e utilizar o cupom "arribablog" [sem aspas]. 

Obrigado por acompanhar meu trabalho.
Utilize o cupom arribablog para um DESCONTÃO DE 25%!

Qualquer dúvida estou a disposição.

Abraços,
André Martins - Arriba Dentista