Dissociação Radiográfica - Técnica de Clark - Questão #39 - Concurso Odontologia

 

E ai, tudo bom com você?

Seja muito bem-vindo a mais uma questão comentada de concurso público de odontologia! 

Hoje, nós iremos falar sobre a técnica da dissociação radiográfica, também conhecida como Técnica de Clark. Esta técnica faz parte do grupo de "técnicas radiográficas alternativas", onde também se encontram as técnicas de Parma, Miller-Winter, Le Master, Donovan, as quais tem as suas indicações bastante cobradas nas provas de concurso para dentistas.

Bons estudos!

Questão.
Odontólogo – Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)  - 2017 – Questão 38:
Durante o tratamento endodôntico do 24, o cirurgião-dentista, ao executar a radiográfica para odontometria, necessitou fazer uma dissociação radiográfica. Sobre o exposto acima, assinale a alternativa CORRETA:

A) Se a dissociação foi mesiorradial, a raiz palatina será projetada no lado direito da película
B) Esse procedimento não era indicado para este caso
C) Se a dissociação foi mesiorradial, a raiz palatina será projetada no lado esquerdo da película
D) Se a dissociação foi distorradial, a raiz palatina será projetada no lado esquerdo da película
E) Se a dissociação foi distorradial, a raiz palatina aparecerá encurtada na película 

RESPOSTA
Dissociação mesioradial de um objeto localizado pela lingual

A Técnica de Clark esta indicada para dissociação das raízes em endodontia e também para localização de processos patológicos, corpos estranhos e dentes inclusos em mandíbula e maxila.

Este método radiográfico é realizado a partir de duas radiografias, sendo a primeira realizada normalmente, de forma ortoradial e uma segunda a partir de uma dissociação distoradial ou mesioradial. Vale destacar que tanto a dissociação mesio, quanto distoradial são realizadas a partir de uma alteração na angulação horizontal do feixe de raio x, o que altera a relação de sobreposição das estruturas na imagem radiográfica e permite a observação de "objetos" que antes estavam ocultos.

Por isso, inclusive, a Técnica de Clark é amplamente utilizada na Endodontia para observação de raízes linguais e palatinas, facilitando a odontometria.

Além disso, vale destacar que a localização de estruturas a partir da técnica da dissociação radiográfica é feita a partir de uma análise do deslocamento destas estruturas na imagem radiográfica. Assim, objetos mais distantes da fonte de raio x se deslocam para a mesma direção da dissociação e objetos mais próximos da fonte de raio x se deslocam para a direção contrária da dissociação.

Como exemplo, podemos citar um canino localizado pela palatina do dente 22. Se a dissociação, neste caso, for feita para a mesial, o dente na imagem radiográfica também se deslocará para mesial, mas caso este dente estivesse por vestibular, ele se deslocaria para distal.

Tendo isso dito, podemos concluir que a letra C é a nossa resposta correta.

Antes de terminar, gostaria de destacar a letra E, a qual é incorreta, visto que a alteração na angulação horizontal do feixe de raio x não traz uma mudança no tamanho da imagem radiográfica. Como já discutimos, isto muda apenas a relação de sobreposição entre as estruturas. Contudo, um objeto pode aparecer encurtado em raio x, caso seja utilizada uma angulação vertical excessiva. Se a angulação vertical for insuficiente, a imagem tende a ser alongada.

RESPOSTA CORRETA: Letra C

Bom, por hoje era isso, mas antes de fechar este artigo, não se esqueça de conferir o meu ebook com 101 questões comentadas de dentística, endodontia e periodontia. Este livro foi escrito com o objetivo de servir como um guia para quem vai prestar concursos públicos de odontologia e, você, leitor do blog, tem acesso ao cupom de desconto "arribablog" [sem aspas], que diminui o valor do material de R$ 11,90 para 8,93; um valor bastante acessível para quem busca o sonho da aprovação em um concurso.

Para fazer o download do ebook, é só clicar na imagem abaixo:
.

Muito obrigado por acompanhar e apoiar o meu trabalho! Te vejo na próxima!

Abraços,
André Martins - Arriba Dentista