Adesão ao Substrato Dental - Questão #42 - Concurso Odontologia

 

E ai, tudo bom com você? 

Seja muito bem-vindo a mais um artigo aqui do blog onde nós iremos resolver juntos uma questão de concurso público de odontologia. 

Desta vez, estou trazendo uma questão retirada da prova do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), feita no ano de 2017 para o município de São José (SC). A vaga disponível dava um salário de cerca de 15 mil reais para o aprovado, o que me faz acreditar que seja um dos fatores para esta prova ter questões tão difíceis como esta que nós iremos resolver aqui. 

Acima, você pode encontrar o vídeo com esta questão resolvida avulsamente e, no final deste post, irei deixar a prova do IFSC totalmente resolvida em vídeo lá no meu canal principal do Youtube. 

Bons estudos!

Odontólogo - Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) - São José (SC) - 2017 - Questão 25:
Sobre a adesão aos substratos dentários, é CORRETO afirmar:

A) Os solventes a base de água não necessitam de secagem, pois a água evapora rapidamente
B) As partículas de carga são adicionadas a composição dos sistemas adesivos, afim de diminuir a sua resistência de união
C) Os primers que contém acetona como solvente são sensíveis a umidade de dentina e, por evaporarem rapidamente, podem ser necessárias múltiplas camadas
D) A espessura da camada híbrida é diretamente proporcional ao aumento da adesão ao tecido dental
E) O ácido fluorídrico é o ácido mais indicado para o condicionamento do esmalte dentário

RESPOSTA
O primer é a substância aplicada antes do sistema adesivo no condicionamento dental. Em alguns casos, o primer pode estar contido no adesivo, mas as vezes, estas duas substâncias podem estar separadas, o que caracteriza um sistema adesivo de mais de um passo.

Tendo isso dito, vale destacar que o primer contém alguns solventes, que podem envolver a água, acetona ou etanol. cada um destes solventes tem as suas vantagens e desvantagens, mas no geral, os solventes deixam o primer mais fluído e auxiliam na evaporação da água que é encontrada na dentina, que é um tecido composto de 10 a 12% por H2O. No entanto, ao causar a evaporação da água, é essencial que o solvente evapore também e, assim, evite fragilidades na adesão da restauração, devido a possibilidade de diminuição da resistência adesiva e aumento de permeabilidade da camada de adesivo. 

Mas, o solvente que evapora mais rapidamente vai ser a acetona, o que exige múltiplas aplicações para que toda a água seja evaporada de forma eficiente. Isto faz da Letra C a alternativa correta para a nossa questão. 

Ao contrário da acetona, a água é o solvente que evapora mais lentamente, o que contraria a Letra A.

Antes de terminar, gostaria de destacar que as partículas de carga são componentes da matriz inorgânica das resinas compostas e envolvem partículas de quartzo, sílica e vidro, as quais possuem o objetivo de aumentar a resistência do material

Além da matriz inorgânica, a resina composta é formada por uma matriz orgânica (onde ficam os monômeros, inibidores de polimerização, sistema ativador e modificadores de cor) e por um agente de união, que é representado por um Silano e une a matriz orgânica à matriz inorgânica

RESPOSTA CORRETA: Letra C

Para que esta resposta não ficasse muito extensa e confusa, decidi falar de maneira breve sobre os tipos de solvente. É bastante raro que essas propriedades sejam cobradas em alguma prova de concurso, mas entender a função dos solventes dos primers é algo importante e este foi o meu objetivo aqui.

Antes de fechar este artigo, não esqueça de conferir o meu livro "101 Questões Comentadas de Concurso Público de Odontologia". Foram nove longos meses para finalização deste livro, no entanto, acredito que o objetivo de criar um guia prático para concursos de Dentística, Periodontia e Endodontia, tenha sido cumprido.

Para fazer o download do ebook e apoiar o meu trabalho, é só clicar no botão abaixo.
.
E, como relatado no início deste artigo, irei deixar a prova completa do Instituto Federal de Santa Catarina resolvida por completo. Esta prova é cheia de questões de alto nível, então com certeza a resolução dela irá te ajudar nos seus estudos:
Obrigado por acompanhar até aqui. Te espero na próxima!
Abraços, André Martins - Arriba Dentista