Classificação das Resinas Compostas - Tamanho das Partículas - Questão #43

 


E ai, tudo bom com você? 

Seja bem-vindo a mais uma questão comentada de concurso público de odontologia aqui do blog, e hoje, nós iremos conversar sobre a classificação das resinas compostas de acordo com o tamanho das partículas e também da composição deste material. 

Vale lembrar que esta questão também foi retirada da prova feita pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), feita no ano de 2017 e que pagava um salário de 15 mil reais ao aprovado. 

Bons estudos!

Odontólogo – Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) – 2017 – Questão 26
As resinas compostas são hoje os materiais mais utilizados nas restaurações dentarias. AS resinas compostas ____________ são caracterizadas pelos altos valores de contração de polimerização, baixo modulo de elasticidade, alto coeficiente de expansão térmica e bom polimento superfície. As resinas compostas que melhor preenchem a lacuna são:

A) Nanohibridas
B) Microparticuladas
C) Macrohíbridas
D) Condensáveis
E) Macroparticuladas

RESPOSTA
Respectivamente, resinas Macroparticuladas, Microparticuladas e Híbridas

As resinas compostas possuem a sua estrutura dividida em três partes, que envolvem uma matriz orgânica, matriz inorgânica e agente de união.

Na matriz orgânica é onde se encontram os monômeros (base do material), inibidores de polimerização, agente iniciador e modificadores de cor. Já a matriz inorgânica tem como objetivo melhorar as propriedades mecânicas do material e é composta por partículas de quartzo, sílica e/ou vidro.

Por último, o agente de união nada mais é do que um Silano, utilizado para unir a matriz orgânica à inorgânica.

Diante disto, para resposta da nossa questão, é importante destacar que as resinas compostas podem ser classificadas de acordo com o sistema de ativação e de acordo com o tamanho das partículas da matriz inorgânica.

A classificação de acordo com o sistema de ativação é bem básica e diferencia as resinas em quimicamente ativadas ou fotoativadas. A classificação de acordo com o tamanho das partículas, por sua vez divide as resinas compostas em vários grupos, que possuem diferentes indicações e propriedades mecânicas, pois como relatado acima, é a matriz inorgânica que melhora as propriedades físicas do material e dá estabilidade a matriz orgânica.

Segundo Lang et al. (1992), O tamanho e a composição da partícula têm grande influência nas propriedades mecânicas como: resistência à flexão, resistência ao desgaste, tenacidade à fratura, dureza, módulo de elasticidade, entre outras.

Assim, a classificação das resinas compostas de acordo com o tamanho das partículas, divide estes materiais em resinas Macroparticuladas, Microparticuladas, Híbridas, Microhíbrida, Nanohíbridas e Nanopartículadas.

As resinas de Macropartículas foram uma das primeiras a serem utilizadas na odontologia. A sua aplicação era feita principalmente em dentes posteriores, visto que o material possuía boa resistência. No entanto, as resinas Macroparticuladas tinham uma estética deficiente, alto grau de manchamento e alta rugosidade superficial, o que favorecia o acúmulo de placa bacteriana.

Mas, devido a necessidade estética que a odontologia sempre teve, após as resinas Macroparticuladas, foram criadas as resinas Microparticuladas, as quais possuem partículas de 0,01 a 0,06 micrometros. Estas resinas tem uma resistência extremamente baixa e, por isso, só são indicadas para restauração de áreas sem incidência de forças mastigatórias, como as cavidades Classe III, na interproximal de dentes anteriores, sem envolvimento do ângulo incisal. Contudo, as resinas de Micropartículas, apresentam um bom brilho e boa lisura superficial, o que inclusive, favorece o material em relação as propriedades estéticas.

Tudo que o enunciado da nossa questão cita, em relação a um material com alta contração de polimerização, baixo modulo de elasticidade, alto coeficiente de expansão térmica e bom polimento superfície, é referente a resina de Microparticulas.

RESPOSTA CORRETA: Letra B

Por hoje era isso. Caso tenha gostado desta questão, não se esqueça de conferir o meu ebook “101 Questões Comentadas de Concurso Público de Odontologia”, onde resolvo junto com você, em mais de 250 páginas, questões de Endodontia, Dentística e Periodontia.

Para fazer o download do material e apoiar o meu trabalho, é só clicar no botão abaixo! Ao utilizar o cupom "arribablog" [sem aspas], você tem um desconto de 25%.
.
Obrigado por acompanhar este post até o final!

Abraços,
André Martins - Arriba Dentista