6 Chaves da Oclusão Normal de Andrews (1972) - Questão #47 - Concurso Odontologia

E ai, tudo bom com você?

Seja muito bem-vindo a mais uma questão comentada de concurso público de odontologia e, hoje, nós iremos conversar sobre ortodontia, mais especificamente sobre as 6 chaves da oclusão normal estabelecidas por Andrews em 1972. 

Estas chaves são amplamente utilizadas até os dias atuais e envolvem pontos que o dentista deve analisar para observar se a oclusão do paciente está correta ou não.

Bons estudos!

Odontólogo – Nepomuceno – MG – 2013 – Questão 38:
No trabalho intitulado “As chaves para oclusão normal”, Lawrence Andrews descreveu os seis fatores que considerou comum a 120 oclusões normais não tratados ortodônticamente. Eram modelos pertencentes a pacientes com oclusões perfeitas do ponto de vista anatômico e funcional, que não poderiam ser melhorados por meio de tratamento ortodôntico. Assinale os fatores considerados por Andrews para se estabelecer uma oclusão normal.

A) Relação canina, inclinação da coroa dentária, angulação da coroa dentária, curva de Spee e pequeno diastema anterior
B) Relação canina, inclinação da coroa dentária, angulação da coroa dentária, curva de Spee e pequeno diastema anterior
C) Relação molar, relação canina, angulação da coroa dentária, inclinação da coroa dentária, contatos interproximais e curva de Wilson
D) Relação molar, angulação da coroa dentária, inclinação da coroa dentária, ausência de giroversões, contatos interproximais e curva de Spee
E) Relação canina, angulação da coroa dentária, inclinação da coroa dentária, ausência de giroversões, contatos interproximais e curva de Wilson

RESPOSTA.
As 6 chaves da oclusão são divididas em relação de molares, angulação das coroas, inclinação das coroas, ausência de rotações, contatos interproximais e curva de spee. Só isto já é suficiente para definição da Letra D como resposta correta, no entanto, a resposta desta questão irá ser complementada a partir da discussão das características de cada uma das chaves de oclusão mencionadas.

Relação de Molares.
É uma das chaves de oclusão mais importantes. Nesta chave, Andrews definiu que os primeiros molares permanentes superiores deem ter três pontos de contato evidentes com os dentes antagonistas, sendo eles:
-A superfície distal da crista marginal do primeiro molar superior permanente contacta e oclui com a superfície mesial da crista marginal mesial do segundo molar inferior permanente.
-A cúspide mésio-vestibular do primeiro molar superior permanente oclui dentro do sulco existente entre a cúspide mésio-vestibular e mediana do primeiro molar inferior permanente
-A cúspide mésio-palatina do primeiro molar superior permanente se adapta à fossa central do primeiro molar inferior permanente
Relação de molares
Angulação das Coroas.
Para Andrews, as coroas dentais devem ser inclinadas para mesial, como mostra a imagem abaixo.
Angulação das coroas

Inclinação das Coroas.
Esta chave diz que a porção cervical do longo eixo da coroa dos incisivos superiores deve se encontrar por lingual à superfície incisal, esta inclinação lingual aumenta progressivamente e se torna negativa na região posterior.

Por isso, ao contrário dos incisivos superiores, os incisivos inferiores, pré-molares inferiores, molares inferiores, pré-molares superiores e molares superiores possuem inclinação negativa.
Inclinação das Coroas Segundo Andrews

Ausência de Rotações.
A definição de normalidade desta chave é bastante simples, visto que Andrews simplesmente determinou que os dentes não devem apresentar rotações indesejáveis.

Contatos Interproximais.
Esta chave determina que os dentes devem ter relações interproximais justas.

Curva de Spee.
A Curva de Spee nada mais do que uma linha curva no sentido ântero-posterior que tangencia as pontas de cúspides vestibulares dos dentes posteriores e as bordas incisais dos incisivos.

Para Andrews, a Curva de Spee deve ser plana ou ter uma profundidade suave, de no máximo 2,5mm.
Curva de Spee
RESPOSTA CORRETA: Letra D

Bom, por hoje era isso. Caso este artigo tenha auxiliado nos seus estudos, não se esqueça de conferior o meu ebook "101 Questões Comentadas de Concurso Público de Odontologia", o qual contém questões comentadas (nos mínimos detalhes) de Endodontia, Dentística e Periodontia.

Para fazer o download deste matrial e apoiar o meu trabalho, é só clicar na imagem abaixo! Lembrando que ao utilizar o cupom "arribablog" [sem aspas], você ganha um desconto de 25%.
.

Obrigado por acompanhar este post até aqui!
Abraços,
André Martins - Arriba Dentista