Fluorose Dentária - Características Clínicas e Índice de Dean

 

Manchas brancas de Fluorose Leve

A toxicidade por Flúor pode ocorrer de forma aguda ou crônica. Quando aguda, a toxicidade se manifesta a partir da ingestão de mais de 5mgF/kg em um curto período de tempo. Nestes casos, o paciente pode apresentar diversos sintomas como náuseas, vômito, dor abdominal, hipersalivação, diarréia, cafaléia, suor frio e convulsões, além de convulsões, depressão respiratória, arritmia cardiáca e queda de pressão em casos mais graves. 

Ao ocorrer na forma crônica, a toxicidade por flúor se manifesta principalmente na forma de Fluorose Dental. Isto ocorre quando o paciente ingere mais de 0,07mgF/kg por períodos moderados ou longos, visto que o flúor afeta a mineralização do esmalte.

Além disso, algo para se ter em mente é que a Fluorose é uma condição dose dependente, assim, quanto maior a quantidade de flúor que uma pessoa ingerir durante a formação dos germes dentais, piores serão os sintomas.


Por afetar os germes dentais em estágio de desenvolvimento, a Fluorose acomete dentes homólogos, ou seja, que se formam em um mesmo período. Diante disto, por exemplo, se o dente 11 for afetado pela Fluorose Dentária, provavelmente o elemento 21 apresentará manchas bastante semelhantes.

As manchas envolvem a principal forma de manifestação da Fluorose Dental e podem ser brancas ou amarronzadas/escurecidas, no entanto, em casos graves, a Fluorose pode causar defeitos estruturais bastante graves no esmalte, que resultam em um grande problema estético e em desconforto para o paciente (em grande parte na forma de sensibilidade dental).

Por apresentar diferentes gravidades, a Fluorose Dental apresenta diferentes tratamentos. Por exemplo, Fluoroses até o nível leve podem ser tratadas a partir da microabrasão e clareamento dental, enquanto Fluoroses moderadas ou severas devem ser tratadas com facetas de resina e porcelana.

E foi pensando nos diferentes graus de Fluorose e possibilidades de tratamento que em 1934 foi criado o Índice de Dean, o qual classifica a Fluorose de acordo com a sua gravidade, facilita a comunicação entre profissionais e ajuda na definição do melhor método de manejo.

O Índice de Dean é dividido em seis níveis da seguinte maneira:
>Normal (0): Esmalte liso, brilhante, de cor bege ou branco/opaca
>Questionável (1): Esmalte com leves alterações na translucidez, com pequenos traços ou manchas esbranquiçadas
>Muito Leve (2): Até 25% da face vestibular se encontra com áreas de cor branca, porosas e dispersas irregularmente
>Leve (3): Até 50% da face vestibular se encontra com áreas de cor branca, porosas e dispersas irregularmente
>Moderado (4): Esmalte com desgaste acentuado e com manchas marrons que alteram a sua anatomia 
>Severo (5): Hipoplasia acentuada que pode afetar o formato do dente, o qual possui aspecto de corrosão. Manchas marrons espalhadas por toda a vestibular.

Aula de Fluorose e Índice de Dean em Vídeo:

Bom, por hoje era isso. Mas só antes de terminar este post, gostaria de lembrar que você também pode acessar esta aula logo abaixo em formato de vídeo.

Muito obrigado por acompanhar este artigo. Te aguardo no próximo post!
Abraços,
André Martins - Arriba Dentista