Características das Neoplasias de Glândulas Salivares - Questão #45

 

E ai, tudo bom com você?!

Seja muito bem-vindo a mais uma questão comentada de concurso público de odontologia.

Hoje, nós iremos conversar sobre patologia bucal, mais especificamente sobre as neoplasias de glândulas salivares. Estes tumores podem afetar tanto as glândulas salivares maiores (parótida, sublingual e submandibular) quanto as glândulas salivares menores e, conhecer as características destas lesões é algo essencial para as provas de concurso público de odontologia. Logo abaixo, após a questão separada parta este artigo, algumas destas características são debatidas.

Bons estudos!

Odontólogo – Nepomuceno ( MG) – 2013 – Questão 31. 
Os tumores de glândula salivar constituem uma importante área da patologia oral e maxilofacial. Sobre as neoplasias de glândulas salivares, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. 

( ) O lábio superior é a localização mais comum dos tumores de glândula salivar menor. 
( ) O adenoma pleomórfico é a neoplasia de glândula salivar mais comum, inclusive na infância. 
( ) O carcinoma adenoide cístico é a neoplasia maligna mais comum das glândulas salivares. 
( ) O adenocarcinoma polimorfo de baixo grau é mais frequente em idosos. 

A sequência está correta em:
A) V-V-F-F
B) F-V-F-V
C) V-F-V-V
D) F-F-V-F
E) V-V-F-V

RESPOSTA.
Antes de ir para a resposta desta questão, vale destacar que por falar de patologias raras e pouco encontradas no dia-a-dia clínico do dentista, considero esta questão de nível difícil.

Dentre os tumores citados, o Adenoma Pleomórfico é o mais cobrado nas provas de concurso público de odontologia, visto que representa de 6 a 14% dos casos das neoplasias de glândulas salivares sendo o tumor de glândula salivar mais comum de todos e que afeta com maior frequência a glândula parótida. Tendo isto dito, já é possível de se confirmar que a segunda alternativa da nossa questão é correta, enquanto a terceira alternativa é incorreta, o que elimina as alternativas C e D.
Pequeno Adenoma Pleomórfico em glândula Parótida
Assim, para análise da alternativa A, é legal ter em mente que 9 a 23% dos tumores que afetam as glândulas salivares ocorrem nas glândulas salivares menores, o que faz desta localização a segunda mais acometida por estas lesões, visto que a glândula parótida ainda é acometida com maior prevalência, enquanto a glândula submandibular são acometidas por 8 a 11% dos casos e a glândula sublingual* por cerca de 1% das lesões.

Quando em glândulas salivares menores, a localização prefrencial das neoplasias irá ser o palato, assim grante parte destes tumores ocorre em região posterior do palato duro ou do palato mole. Os lábios, citados na primeira alternativa, é a segunda região de maior prevalência, seguidos da mucosa jugal, onde ocorrem 11 a 15% dos tumores.

Por último, a questão menciona o Adenocarcinoma Pleomorfo que é a neoplasia maligna de glândula salivar mais recentemente reconhecida, tendo sido inicialmente descrito em 1983. O adenocarcinoma polimorfo de baixo grau é um tumor quase exclusivo das glândulas salivares menores e, por isso, 60 a 65% dos casos ocorrem em palato duro ou mole.

Esta lesão é mais frequente em idosos (o que confirma a quarta alternativa como correta), tendo pico de prevalência da sexta à oitava décadas de vida. Dois terços de todos os casos ocorrem em mulheres. O Adenocarcinoma Pleomorfo (ou Polimorfo), assim como grande parte das neoplasias de glândulas salivares é tratado a partir da excisão cirúrgica.

*Apesar dos tumores em glândula sublingual representarem apenas 1% de todas as situações, grande parte das lesões nesta glândula possuem comportamento mais agressivo (maligno).
Exemplo de Adenocarcinoma Pleomórfico em palato

RESPOSTA CORRETA: Letra B

Bom, por hoje era isso. Caso tenha gostado desta questão, não se esqueça de conferir o meu ebook “101 Questões Comentadas de Concurso Público de Odontologia”, onde resolvo junto com você, em mais de 250 páginas, questões de Endodontia, Dentística e Periodontia.

Para fazer o download do material e apoiar o meu trabalho, é só clicar no botão abaixo! Ao utilizar o cupom "arribablog" [sem aspas], você tem um desconto de 25%.
Obrigado por acompanhar este post até aqui!

Abraços,
André Martins - Arriba Dentista