Triclosan e Clorexidina no Controle de Placa - Questão #44 - Concurso Odontologia

 

E ai, tudo bom com você?

Seja muito bem-vindo a mais uma questão comentada de concurso público de odontologia e, hoje, nós iremos conversar sobre o controle químico da placa bacteriana.

A presença de placa bacteriana é um dos principais fatores etiológicos da Periodontite e, devido a isto, é essencial que a quantidade de biofilme seja controlada durante o tratamento periodontal pelo dentista e, posteriormente pelo paciente.

Assim, vale destacar que o controle de placa feito pelo dentista envolve principalmente a raspagem periodontal e a profilaxia e, quando feito pelo paciente, este controle inclui medidas de higiene em casa, que envolvem o uso de algumas substâncias, as quais terão as suas propriedades discutidas neste texto.

Odontólogo – Prefeitura de Salvador – BA – 2018 – Questão 34:
O uso de agentes antimicrobianos no controle da gengivite e da doença periodontal deve ser feito de forma complementar à utilização dos métodos mecânicos de remoção de placa convencionais. Nesse sentido, o cirurgião-dentista deve reconhecer que:

A) As novas formulações à base de clorexidina possuem menos efeitos colaterais, incluindo a ausência de manchamento dos dentes após o uso prolongado
B) Antibióticos podem ser usados através da via tópica como agentes preventivos contra a gengivite e a doença periodontal
C) O triclosan é um antimicrobiano não iônico do grupo dos fenóis que tem sua ação antimicrobiana reduzida pela presença do zinco nos dentifrícios
D) A clorexidina é igualmente eficaz como agente preventivo ou terapêutico e por isso deve ser utilizada como um complemento subgengival no tratamento da periodontite 
E) A clorexidina tem uma importante ação antimicrobiana em bactérias Gram-positivas, Gram-negativas, fungos, leveduras (incluindo cândida) e alguns vírus

RESPOSTA.
A placa bacteriana é o principal fator etiológico da Cárie e da Doença Periodontal
A placa bacteriana tem 70% da sua constituição formada por bactérias e 30% formada por outros componentes, como mucina salivar, restos de alimentos, leucócitos, enzimas, sais minerais, polissacarídeos, proteínas e até células epiteliais descamadas.

Por ser um dos principais fatores causadores da Periodontite, como relatado no início deste artigo, o atendimento odontológico atualmente visa evitar ao máximo o acúmulo de placa bacteriana, o que é feito a partir da regularização de próteses e restaurações, raspagens periodontais, profilaxia com escova robson e orientações de higiene passadas ao paciente.

Diante disto, o Triclosan e a Clorexidina são utilizadas como um meio de controle químico da placa bacteriana, que os pacientes podem usar como um complemento da higienização feita em casa após o tratamento periodontal.

A Clorexidina é um derivado da bis-biguanida e é o antisséptico mais utilizado atualmente para controle de placa bacteriana. Dentre as indicações da Clorexidina estão a limpeza de campos operatórios, desinfecção de canais radiculares e controle do biofilme, como já mencionado.

Como propriedades da Clorexidina, é possível de se citar a sua ação bactericida e bacteriostática, sobre bactérias gram-negativas e gram-positivas, sendo o efeito sobre as gram-positivas maior do que sobre as gram-negativas. Além disso, a Clorexidina tem um efeito ótimo sobre leveduras, vírus e fungos, contudo, a sua ação contra esporos bacterianos e micobactérias não é tão satisfatória.

Vale lembrar que além de ser uma substância que induz pouca resistência bacteriana, a propriedade mais cobrada da Clorexidina nas provas de concurso público de odontologia envolve a substantividade, a qual diz respeito a capacidade da Clorexidina de ficar retida nos dentes, gengiva e mucosa bucal, sendo liberada aos poucos. Este efeito dura 12 horas (por isso a Clorexidina normalmente é utilizada de 12 em 12 horas) e é conhecido como "efeito residual".

Dentre as concentrações da Clorexidina, as mais utilizadas pelos dentistas são as de 0,12% e 0,2%.

Para encerrar é importante destacar que a Clorexidina pode causar um manchamento superficial dos dentes se usada por períodos maiores de tempo, no entanto, estas manchas podem ser removidas facilmente a partir de uma profilaxia no dentista.

RESPOSTA CORRETA: Letra E

Bom, por hoje era isso. Caso tenha gostado desta questão, não se esqueça de conferir o meu ebook “101 Questões Comentadas de Concurso Público de Odontologia”, onde resolvo junto com você, em mais de 250 páginas, questões de Endodontia, Dentística e Periodontia.

Para fazer o download do material e apoiar o meu trabalho, é só clicar no botão abaixo! Ao utilizar o cupom "arribablog" [sem aspas], você tem um desconto de 25%.
Obrigado por acompanhar este post até aqui!

Abraços,
André Martins - Arriba Dentista