Carcinoma Espinocelular - Resumo de Patologia Bucal - Questão #48


Os cânceres orais correspondem a menos de 3% de todos os cânceres nos Estados Unidos, porém é o oitavo câncer mais comum em homens e o décimo quinto mais comum em mulheres. Tendo isso dito, vale destacar também que o Carcinoma Espinocelular representa 94% de todas as malignidades que podem ocorrer na boca, o que faz com que o conhecimento das suas características clínicas, fatores etiológicos e tratamento, seja de extrema importância para o dentista e estes serão os pontos discutidos na nossa questão de concurso público separada para este post.

Bons estudos!

Questão 48.
Odontólogo - Nepomuceno (MG) - 2013.
O Carcinoma de Células Escamosas, também conhecido como espinocelular e epidermóide, é a principal lesão maligna da boca, representando mais de 90% dos casos diagnosticados neste sítio anatômico. Sobre o Carcinoma Espinocelular, analise as alternativas.

I. O sítio mais comum acometido pelo carcinoma intraoral é o soalho bucal
II. A língua é o locam de maior acometimento em pacientes jovens
III. As taxas de sobrevida de cinco anos para o Carcinoma Espinocelular do lábio inferior são baixas
IV. A deficiência de ferro está associada a um elevado risco para o Carcinoma Espinocelular na região posterior de boca

Estão corretas as as afirmativas:
A) I e II
B) I e IV
C) II e III
D) II e IV
E) III e IV

RESPOSTA.
A Leucoplasia é uma das manifestações mais comuns do Carcinoma Espinocelular
A partir da introdução deste artigo, é possível determinar que o Carcinoma Espinocelular é bem mais comum em homens (principalmente os idosos), visto que estes costumam ter mais contato com os fatores etiológicos do Câncer de Boca, que envolvem tabagismo, consumo excessivo de álcool, exposição a radiação solar, vírus oncogênicos, deficiência de ferro, deficiência de vitamina A, Sífilis e até a Cândida.

Mas, de todas estas etiologias, a nossa questão de concurso menciona a deficiêcia de ferro, a qual realmente está associada a um maior risco do desenvolvimento do Carcinoma Espinocelular em esôfago, orofaringe e região posterior da boca, o que torna faz com que a alternativa IV seja verdadeira.

Além disso, um outro ponto importante referente ao Carcinoma de Células Escamosas, envolve as apresentações clínicas desta lesão, que podem ocorrer na forma de Leucoplasia, Eritroplasia, Eritroleucoplasia, lesões exofíticas e lesões endofíticas.

As lesões Leucoplasicas são aquelas que se manifestam na forma de manchas/placas brancas, as Eritroplásicas, na forma de manchas avermelhadas, as Eritroleucoplásicas na forma de manchas/placas esbranquiçadas e avermelhadas, as exofíticas na forma de aumento de volume verruciforme, enquanto as lesões endofíticas envolvem uma escavação ulcerada da mucosa.

As regiões mais acometidas pelo Carcinoma Espinocelular, se dividem em três grandes áreas, o vermelhão do lábio, a boca no geral, e a orofaringe.

O carcinoma do vermelhão do lábio inclusive, é citado inclusive na alternativa III da nossa questão e está associado a uma exposição excessiva à radiação solar, o que resulta em uma ulceração endurecida indolor, menor que 1cm e intermitente nos lábios, que acomete mais o lábio inferior. Apesar de ser uma patologia perigosa, o carcinoma do vermelhão do lábio tem um crescimento lento, o que faz com que as metástases sejam tardias. Devido a isto, a taxa de sobrevida após 5 anos não é baixa como menciona a questão.

E, quando o Carcinoma de Células Escamosas ocorrer em boca, o local mais acometido de todos é a língua, principalmente o bordo lateral e o ventre lingual, o que confirma a alternativa II e faz com que o gabarito para a nossa questão de número 48 seja a Letra D. Outros locais em que o Carcinoma Espinocelular pode ser encontrado envolvem o assoalho bucal, gengiva, mucosa jugal e até palato mole e duro.

RESPOSTA CORRETA: Letra D

Bom, por hoje era isso, caso este post tenha te ajudado, considere fazer o download do meu Ebook 101 questões comentadas de dentística, endodontia e periodontia. Lembrando que você, leitor do blog, tem um desconto de 25% neste material com o cupom "arribablog" (sem aspas). Para acessar este material, é só clicar na imagem abaixo!
.
Obrigado por acompanhar este artigo até aqui! Te espero na próxima questão! ;)
Abraços,
André Martins - Arriba Dentista