Como NÃO Clarear os Dentes em Casa – 3 Receitas que Destroem os Dentes

 

Para clarear os dentes, os dentistas utilizam géis ácidos que geralmente são de Peróxido de Hidrogênio ou Peróxido de Carbamida e que possuem concentrações que variam do 7,5% até os 40%. Todos estes géis, contém concentrações controladas e devem ser aplicados sobre os dentes em períodos de tempo específicos, para assim, se conseguir um equilíbrio entre resultado e bem-estar do paciente.

No entanto, com a popularização da internet, várias receitas caseiras de clareamento dental se difundiram nas redes. Estas receitas deixam sim os dentes mais brancos, mas não trazem o equilíbrio mencionado acima e acabam clareando os dentes com o sacrifício da saúde, resultando em dor, sensibilidade dental e danos na gengiva.

Neste artigo nós iremos conversar sobre os principais métodos de clareamento dental caseiro indicados na internet e porque eles são tão perigosos. Vamos lá!

Carvão Ativado.
Danos causados pelo carvão ativado

Na imagem acima, é possível de se observar machucados e retrações na gengiva, que se somavam a dor e a sensibilidade em alguns dentes. Tudo isso aconteceu, pois o carvão ativado, produto utilizado pela pessoa da foto para tentar clarear os dentes, é extremamente abrasivo e, além de danificar a gengiva, causa um desgaste dos dentes e, assim passa a sensação de dentes "mais brancos".

Bicarbonato de Sódio e Limão.
Clareamento dental com bicarbonato de sódio e limão. Mais uma furada ensinada na internet.
Esta receita é perigosa pois soma o Bicarbonato de Sódio, que é um produto com abrasividade semelhante a do carvão ativado, com o limão, o qual causa uma perda de mineral dos dentes e facilita a ação de desgaste do Bicarbonato, podendo resultar nos mesmos problemas causados pelo carvão ativado, só que de maneira até mais grave.

Clareamento do Aliexpress.
Produto vendido no Aliexpress para clarear os dentes
Apesar de não fazer uso de nada abrasivo, os produtos de clareamento dental que podem ser adquiridos no Aliexpress fazem uso de ácidos com uma concentração excessiva e que ficam em contato direto com a gengiva. Isto, além de uma sensibilidade dental e dor de dente que as vezes só podem ser resolvidas com tratamento de canal, também pode resultar em queimaduras graves na gengiva, que em alguns casos, tem como única solução uma cirurgia plástica, a qual é bastante cara.

Vale lembrar que o dentista, ao utilizar os ácidos de clareamento aplica um produto que protege a gengiva do paciente e, assim, proporciona conforto durante o tratamento e evita qualquer dano ao tecido gengival.

Conclusão.
Moldeira utilizada no clareamento dental caseiro
Atualmente, 99% das receitas de clareamento encontradas na internet são prejudiciais para os dentes e, podem fazer com que você gaste uma grana no dentista para resolver os problemas que resultaram delas.

Ao descobrir isso, muitos pacientes me perguntam "tá, mas e a pasta de dente de carvão ativado, adianta alguma coisa?". Infelizmente não. Isto ocorre pois, para não causar os problemas mencionados neste artigo, os fabricantes precisam colocar pouca abrasividade e pouco agente clareador nestes produtos e, por isso, as pastas com carvão ativado não fazem mal, mas também não trazem resultado nenhum e, na minha opinião, não valem o dinheiro gasto.

Assim, o ideal é que para clarear os dentes, é que você vá em um dentista, o qual vai fazer o tratamento de maneira segura, sem prejudicar a sua saúde e com o máximo de conforto possível. Sem falar na orientação e acompanhamento durante todo o tratamento.

Vale destacar que quando feito no dentista, o clareamento dental pode ser feito em consultório ou de forma caseira, com o uso de moldeiras em casa. O preço da opção de consultório costuma ser bem maior e, por isso, o clareamento com moldeiras é uma das opções preferidas de quem não quer ou não pode gastar muito com o procedimento.

Por isso, caso esteja interessado em clarear os dentes, é legal conversar com o seu dentista sobre esta possibilidade. O clareamento caseiro tem como desvantagem um tempo maior de tratamento, mas traz ótimos resultados e, por usar géis de concentrações menores, pode ser feito até em pacientes que já possuem sensibilidade nos dentes.

Bom, por hoje era isso e, não se esqueça, qualquer dúvida sobre o assunto, é só me enviar aqui no blog, ou lá no meu canal do Youtube.

Abraços,
André Martins - Arriba Dentista