Princípios do SUS - Resumo Para Concursos de Odontologia

 

Os princípios do SUS se dividem em doutrinários e organizativos
Como é possível de se observar na imagem acima, os princípios do sus se dividem em doutrinários e organizativos.

Como princípios doutrinários, podemos citar a universalidade, equidade e integralidade.

E, como princípios organizativos, temos a regionalização, hierarquização, comando único, participação social e descentralização.

Tendo isto bem definido, agora nós iremos falar sobre o que determina cada um destes princípios.

Princípios Doutrinários.

Universalidade: A saúde é um direito de todos e cabe ao estado garantir o acesso aos serviços de saúde, independente de sexo, raça, ocupação ou outras características sociais ou pessoais.

Integralidade: Considera as pessoas como um todo, atendendo a todas as suas necessidades, a partir da integração de ações de promoção de saúde, prevenção, tratamento e reabilitação.

Equidade: Significa tratar desigualmente os desiguais, investindo mais onde a carência é maior. Resumindo, é "oferecer mais, para quem mais precisa".

Princípios Organizativos:

Regionalização: Processo de articulação entre os serviços de saúde que já existem.

Hierarquização: Divide os serviços de saúde em níveis de atenção/complexidade e garante o acesso a estes serviços.

Descentralização: Redistribuição do poder e responsabilidade entre os três níveis de governo (municipal, estadual e federal).

Comando único: Permite a soberania de cada esfera do governo para tomar decisões, desde que sejam respeitados os princípios gerais e a participação social.

Participação social: A sociedade tem participação no processo de elaboração do SUS, a partir de conselhos e conferências de saúde.

Bom, por hoje era isto, espero que este post tenha te ajudado nos seus estudos. Maaas, caso você esteja se preparando para algum concurso público de odontologia, não se esqueça de conferir o meu ebook com 101 questões comentadas de dentística, endodontia e periodontia.

Leitores do blog tem desconto de 25% através do cupom "arribablog" [sem aspas]. Para acessar este material, é só clicar na imagem abaixo. 

Obrigado por estar aqui estudando junto comigo.

.